Atividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE COMPLEMENTAR – nº 01
MATEMÁTICA APLICADA
Prof. Carlos Alberto

* Leia atentamente os artigos Publicados no Jornal Folha de São Paulo, publicado em 25/04/2004;
* Produza um artigo de opinião sobre o tema “Custo fixo”, de no mínimo 20 linhas;
* Como futuro gestor, proponha no seu artigo, medidas de contensão de despesas para a empresa em que você trabalha atualmente ou asque possa vir a trabalhar.
* Está atividade valerá até 10 horas se:
* Atenderem ao que foi solicitado acima;
* Forem entregue até 05/04/2011; (não deixe para entregar no último dia, os 10 minutos finais da aula, serão dedicados para correção e esclarecimentos das Atividades Complementares e dúvidas sobre o PIM).

Atenção: Elaborar seu trabalho no formulário padrão deAtividade Complementar e anexar, obrigatoriamente, o artigo abaixo.

CUSTO FIXO?

Antes de eliminar despesas, empresário tem de listar o que é valorizado pelo freguês

Cliente determina como economizar
Fernando Moraes/Folha Imagem
| O escritório Menezes e Lopes Advogados criou o Sr. Meneis para conscientizar os funcionários |

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Toda despesa feita pela empresaprecisa ser valorizada pelo cliente, do contrário, deve ser cortada. Especialistas em reestruturação ensinam que só faz sentido gastar com aquilo que causa impacto na percepção da clientela. A mesma lógica diz que só deve escapar dos cortes o que de fato for importante para o freguês.
Isso não significa que o empresário deva perguntar ao cliente como poupar energia ou diminuir a conta de telefone.Mas saber o que o cliente espera do negócio é fundamental para tomar qualquer decisão administrativa.
"Quando uma despesa fixa não estiver agregando nenhum diferencial ou benefício para o cliente, pode ser eliminada", afirma Luís Alberto Lobrigatti, consultor financeiro do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo).
Estar em um prédio bonito, em um ponto nobre dacidade, por exemplo, só faz sentido se o cliente realmente se importa com isso. Fazendo essa análise, a advogada trabalhista Sylvia Romano trocou o escritório na esquina das avenidas Brigadeiro Faria Lima e Cidade Jardim (região oeste) por um no centro, mais barato e próximo à Justiça do Trabalho.
"Antes pagava R$ 15 mil. Agora pago R$ 3.500 e tenho o dobro do espaço. Fora o condomínio, que eraaltíssimo", revela a advogada. Ela diz que entrega pareceres até via internet e que a clientela vai pouco ao escritório.
A economia também foi repassada ao preço dos serviços, pois não há mais grandes gastos com o deslocamento dos advogados até o tribunal. Romano ficou mais distante de casa, mas não se arrepende. "Pego trânsito, mas estou feliz e gasto bem menos."

Oportunidades
No caso de negóciosem que a mudança de ponto gera grande impacto no movimento, é preciso cuidado, mas às vezes basta estar atento às oportunidades.
Um exemplo foi o salão Tokos Cabeleireiros, localizado em Perdizes, zona oeste, que se mudou para uma loja maior a menos de um quarteirão de distância. "O salão dobrou de tamanho, e a clientela e o faturamento, também", conta a proprietária, Solange Noda, 51, que, commais espaço, incluiu depilação entre os serviços.
Para Noda, a grande preocupação era manter a clientela. Quando encontrou o novo ponto, vibrou. "Não poderia ser melhor."

Limites
O principal limite para a eliminação de gastos é a qualidade do produto ou do serviço oferecido pela empresa. Mais uma vez, quem manda é o cliente, que pode abandonar a empresa se houver prejuízos no atendimento."Trabalhar com redução de custos fixos é um dos maiores desafios em qualquer empresa, em qualquer segmento, principalmente porque a redução deve ser inteligente. Esses custos estão diretamente relacionados à manutenção da empresa e, por conseqüência, à sua competitividade", diz o diretor administrativo da rede de franquias Microsiga (softwares), Fábio Jorge Celeguim.
Para o pequeno, a tarefa é...
tracking img