Atividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






Pedagogia

Disciplina: Psicologia da Educação





• ATPS : Jean Piaget e
Lev Semionovich Vygotsky





Nomes :
Aida Van Dentz RA : 5823160296
Cheila Franciela Van Dentz Consta RA : 5222938315
Mayara RA :
Patrícia Pereira Leitão RA :5628961794
Josimeri Soares de Sousa Oliveira RA : 5660125829
Sandra Evangelista de Abreu Ra : 5647155567

Professora : Elza P. Pontes Ribeiro – 1º Semestre




Jean Piaget :


Um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia. Jean Piaget nasceu na cidade de Neuchâtel ( Suíça) em 09/08/1896 e morreu em 17/09/1980.

[pic]

Especializou-se em psicologiaevolutiva e também no estudo de epistemologia genética (epistemo = conhecimento / logia = estudo). Seus estudos sobre pedagogia revolucionaram a educação, pois derrubou várias visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem. Não existe, entretanto, um método Piaget, como ele mesmo gostava de frisar. Ele nunca atuou como pedagogo. Antes de mais nada, foi biólogo e dedicou a vida a submeter àconservação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança.

Em 1978, foi morar na cidade de Zurique, onde trabalhou num laboratório de psicologia e estagiou numa clínica de psiquiatria. Estudou Psicopatologia na Universidade de Sorbonne na França.


Jean Piaget acreditava basicamente, que o desenvolvimento da inteligência é determinadopelas ações mútua entre o individuo e o meio físico e social é o que podemos chamar de pensamento Construtivista ou Construtivismo.
Essa teoria nos remete a pensar que a educação deve ser um processo de construção de conhecimento ao qual ocorrem em condição de complementaridade, por um lado alunos e professores e, por outro, os problemas sociais atuais e o conhecimento já construído.
As idéias dePiaget estão presentes em diversos colégios do mundo todo. Suas teorias buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar cidadãos criativos e críticos. De acordo com suas teorias, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientar os educandos no caminho da aprendizagem autônoma.



Sua Obra :

[pic]

A essência do trabalho dePiaget ensina que ao observarmos cuidadosamente a maneira com que o conhecimento se desenvolve nas crianças, podemos entender melhor a natureza do conhecimento humano, e formulou sua teoria de que o conhecimento evolui por meio de estruturas de raciocínio que substituem umas às outras através de estágios, e isto significa que a lógica e formas de pensar de uma criança são completamente diferentes dalógica dos adultos.
Desde que se interessou por desvendar o desenvolvimento da Inteligência Humana, trabalhou muito em função do seu objetivo, até a sua morte, aos 84 anos, deixando escrito aproximadamente 70 livros e mais de 400 artigos.








Segue abaixo algumas Obras de Jen Piaget :

Jean Piaget como autor principal
 
• A Construção do Real na Criança. Trad. Álvaro Cabral.Rio de Janeiro: Zahar, 1970. 360 p.
• A Epistemologia Genética e a Pesquisa Psicológica. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.
• A Epistemologia Genética. Trad. Nathanael C. Caixeira. Petrópolis: Vozes, 1971. 110p.
• A Equilibração das Estruturas Cognitivas. Problema central do desenvolvimento. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
• A Evolução Intelectual daAdolescência à Vida Adulta. Trad. Fernando Becker e Tania B.I. Marques. Porto Alegre: Faculdade de Educação, 1993. Traduzido de: Intellectual Evolution from Adolescence to Adulthood. Human Development, v. 15, p. 1-12, 1972.
• A Formação do Símbolo na Criança. Imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Trad. Alvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
• A Linguagem e o Pensamento da...
tracking img