Atividade

Páginas: 3 (534 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2012
1 – (Valor 0,5) (Tema 1 – Questão 6) – Defina e diferencie o que é o conhecimento explícito e o que é conhecimento tácito.

– o formato tácito, do latim tacitus, quando o conhecimento não pode serexteriorizado por palavras; conhecimento subjetivo; habilidades inerentes a uma pessoa; sistema de ideias, percepção e experiência; difícil de ser formalizado, transferido ou explicado a outra pessoa;– o formato explícito, do latim explicitus, quando o conhecimento está declarado, mostrado, explicado, conhecimento relativamente fácil de codificar, transferir e reutilizar; formalizado emtextos, gráficos, tabelas, figuras, desenhos, esquemas, diagramas, etc., facilmente organizados em bases de dados e em publicações em geral, tanto em papel quanto em formato eletrônico.

O conhecimentoexplícito, esse está formalizado em diferentes meios (livros, manuais de sistemas, repositórios de dados), podendo ser transmitido na linguagem formal e sistemática. Por seu turno, o conhecimento tácitoé aquele que adquirimos durante a experiência de vida, da educação, do aprendizado.

2 – (Valor 0,5) (Tema 2 – Questão 8) – Quais são as cinco condições exigidas no nível organizacional parapromover a espiral de conhecimento?

Nonaka e Takeuchi (1997) afirmam que a criação do conhecimento organizacional envolve cinco fases principais:
1) o compartilhamento do conhecimento tácito;
2) acriação de conceitos;
3) a justificação dos conceitos;
4) a construção de um arquétipo e;
5) a difusão interativa do conhecimento.
O compartilhamento do conhecimento tácito corresponde,aproximadamente, ao processo de socialização, quando os indivíduos compartilham o conhecimento interno que possuem por toda a empresa. Na segunda fase, o conhecimento tácito compartilhado é convertido emconhecimento explícito, na forma de um novo conceito, num processo semelhante à externalização. Na terceira fase, o novo conceito precisa ser justificado, e é quando a empresa determina se realmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atividade
  • atividades
  • Atividade
  • Atividade
  • Atividade
  • ATIVIDADE
  • ATIVIDADE
  • atividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!