Atividade - A didática e Aprendizagem - UT6

336 palavras 2 páginas
Atividade - A didática e Aprendizagem - UT6

1 - Coletar planos de aula nas escolas e analisar os seguintes tópicos;
• Estrutura do plano
• Quais os recursos utilizados
• Quais os conteúdos apresentados.
2 - O objetivo do estudo da didática é o processo de ensino. Podemos definir, o processo de ensino como uma sequência de atividades do professor e dos alunos tendo em vista a assimilação de conhecimentos e habilidades. Destaca a importância da natureza do trabalho docente como a mediação da relação cognoscitiva entre o aluno e as matérias de ensino. Libâneo ainda coloca que ensinar e aprender são duas facetas do mesmo processo, que se realiza em torno das matérias de ensino sob a direção do professor. A aprendizagem esta presente em qualquer atividade humana em que possamos aprender algo.

Os planos de aula aos quais tive acesso são do 4º ano de ensino fundamental, os mesmos são montados semanalmente para todos dias da semana com as matérias, distribuídos aos professores na sexta feira, para que os mesmos fiquem conhecedores do conteúdo da próxima semana.
No plano de aula ficam determinados os conteúdos, as páginas dos livros didáticos e alguns materiais complementares como vídeos, filmes, xerox... Materiais estes que pode ser distribuídos de acordo com alguma data comemorativa, passeios ou projeto disciplinar da escola, no caso da escola em questão é a sustentabilidade, onde no decorrer do ano letivo os alunos participam de varias atividades, assistem palestras, filmes, visitam locais que apoiam as ideias do projeto como o Museu do Lixo.
Os conteúdos destes planos são os de matemática, português, geografia, ciências, história, interpretação de texto e projeto sustentabilidade. Durante o tempo em que acompanhei as aulas desta turma percebi que a afirmativa de Libâneo, é verdadeira, relembrei muita coisa que havia ficado pra trás, ser professor na minha humilde opinião é estar preparado para dividir conhecimento e aprender todos os dias, é estar

Relacionados