Atividade Word 13

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Decreto de restrição do uso da água atingirá 26 outorgas
Setor industrial, que terá que reduzir consumo em 30%, afirma que medida não será eficiente

PUBLICADO EM 10/04/15 - 03h00
ANGÉLICA DINIZESPECIAL PARA O TEMPO

Desde ontem, conforme antecipou O TEMPO, o uso da água está restrito nos reservatórios dos sistemas Rio Manso, Vargem das Flores e Serra Azul, que abastecem a região metropolitanade Belo Horizonte. O decreto foi publicado ontem no “Diário Oficial do Estado”. A medida é uma determinação das portarias nº 13, 14 e 15, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), queestabelecem o estado de escassez hídrica nesses locais. Junto ao decreto, o órgão estadual divulgou a relação das empresas e outros usuários que detêm licença para captar água nos reservatórios e que terão quereduzir o uso da água em 20%, 25% e 30% para consumo humano, irrigação e indústrias, respectivamente.
Serão afetadas 26 outorgas nos reservatórios da região, sendo 18 autorizações para uso da água norio Manso, cinco para o Serra Azul e apenas três no Vargem das Flores. Na lista de usuários estão mineradoras, construtoras, residências e a Copasa, que, sozinha, detém sete outorgas nos trêsreservatórios, de onde retira a água para distribuir aos clientes.

O número de licenças que terão que reduzir o consumo foi considerado baixo pelo setor industrial. “Temos alguns questionamentos e um delesé a quantidade de concessões. É no mínimo estranho que Vargem das Flores, por exemplo, tenha só três outorgas”, disse o gerente de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais(Fiemg), Wagner Soares Costa.

Para ele, além dessas três, devem haver muitas outras captações irregulares, que utilizam a água sem qualquer restrição. Assim, a redução de 30% da captação para empresasque constam na lista fará pouca diferença na recuperação do nível dos reservatórios. “O ônus é só para quem está listado”, afirmou. Costa explica que no sistema Rio Manso, todas as empresas juntas...