Atividade Virtual de Filosofia E.A.D. - unifacs

597 palavras 3 páginas
CURSO: Arquitetura e Urbanismo DISCIPLINA: Filosofia PROFESSORA: Naurelice Maia de Melo

SEMESTRE: 2014.1

1) Conforme consta nas Aulas do e-book Filosofia, a reflexão filosófica apresenta características específicas. Explique cada uma delas. Em seguida, escreva de modo coerente e devidamente fundamentado sobre a importância da reflexão filosófica para a saída das chamadas “zonas de conforto” e conquista das “zonas de aprendizagem” propostas pela mensagem do “Te atreves a soñar?”.

Existem três características filosóficas, radical, rigorosa e de conjunto.
A primeira busca o conhecimento desde de sua base tentando adquirir o máximo de veracidade desses estudos. A Rigorosa procura a qualquer custo alcançar seu objetivo, contestando a ciência e a sabedoria popular. E a de Conjunto engloba todo e qualquer aspecto que esteja relacionado ao assunto estudado.
Todas essas reflexões filosóficas forçam, as pessoas que as aplicam, a saírem de suas zonas de conforto e buscarem o conhecimento autêntico do assunto desejado.

2) Escolha um dentre os temas abaixo e elabore um comentário explicativo, devidamente fundamentado quanto ao tema escolhido e relacione-o a mensagem proposta pelo vídeo “Te atreves a soñar?”:

Questão 02, opção de tema A – Ética e Moral
Questão 02, opção de tema B – Relação com o Saber
Questão 02, opção de tema C – Ideologia e Alienação
Questão 02, opção de tema D – Multiculturalismo e Interculturalismo

Relação com o saber (B
A mensagem do vídeo nos mostra a saída do homem de um ambiente de rotina para um habitat de busca pelo aprendizado, pois o mundo é um emaranhado de significados e o homem sempre vai tentar desvenda-los em busca de um maior conhecimento.

3) Caracterize cada uma das concepções de trabalho (grega, medieval e modera). Após caracterizar cada uma das concepções, reflita sobre as

Relacionados