Atividade virtual 2 - organização de arquivos e métodos de ordenação

Páginas: 12 (2889 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2011
CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - EAD
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS E MÉTODOS DE ORDENAÇÃO
SEMESTRE: 2011.1
PROFESSOR: Marcos Pacheco

ATIVIDADE VIRTUAL 2
(AULA 5 a AULA 9)

ALUNO: CAIO DE ARAÚJO PEDREIRA
POLO: PARALELA

QUESTÕES
VALOR TOTAL: 10 (dez) PONTOS

QUESTÃO 01) Escreva e descreva o passo a passo de cada etapa de funcionamento dos algoritmos de ordenação listadosabaixo para ordenar em ordem crescente a seguinte lista: 4, 7, 2, 5, 6 (Valor 1,5)

A) Ordenação por Seleção e Troca (Bubble Sort)

A partir do início do vetor, são analisados cada um dos elementos do vetor {4, 7, 2, 5, 6}, dois a dois, comparando os elementos vizinhos entre si e caso estejam fora de ordem, os mesmos trocam de posição (técnica de swap).
Se o elemento posterior for menorque o elemento anterior, haverá uma troca, “empurrando” o maior valor para o final do vetor.
Os números do vetor se comportam como bolhas. Daí vem o nome do algoritmo Bubble Sort (Bolhas). Os menores valores, ou seja, as bolhas menores vão para o inicio e as maiores ficam embaixo.
Aplicando as técnicas acima, temos que o elemento inicial de valor 4 do vetor é menor do que o segundoelemento de valor 7. Como o primeiro elemento é menor do que o segundo elemento, então não trocamos as suas posições. Ficamos até então com {4, 7, 2, 5, 6}
Partimos então para os dois elementos próximos seguintes (7 e 2). Como 7 é maior do que 2, haverá uma troca entre eles. Ficamos então com {4, 2, 7, 5, 6}.
Continuando analisando os dois próximos (7 e 5), temos que 7 é maior que 5, entãopermutamos suas posições. Resultado até então: {4, 2, 5, 7, 6}
Seguindo o mesmo raciocínio, como 7 é maior do que 6, trocamos suas posições. Ficamos com {4, 2, 5, 6, 7}. Restou então o elemento de valor 7. Porém, como 7 é o maior elemento do vetor, não voltaremos mais nele e podemos considera-lo como bloqueado (fundo azul), pois não mexeremos mais nele. Ele não será comparado mais uma vez.Voltemos então ao início do vetor para uma segunda iteração. Como 4 é maior que 2, ele será trocado de posição com o elemento de valor 2. Ficamos então com {2, 4, 5, 6, 7}.
Os elementos (4 e 5) estão ordenados (4 é menor que 5), então não mexemos. {2, 4, 5, 6, 7}
Os elementos (5 e 6) estão ordenados (5 é menor que 6), então não trocamos. {2, 4, 5, 6, 7}
Agora entãocolorimos o valor 6 pois ele é o segundo maior elemento do vetor e portanto, ele não será mais comparado. {2, 4, 5, 6, 7}
Continuando a execução do algoritmo:
Os elementos (2 e 4) seguintes estão ordenados e não mexemos: {2, 4, 5, 6, 7}
Os próximos elementos (4 e 5) estão ordenados: {2, 4, 5, 6, 7}
O elemento 5 será colorido: {2, 4, 5, 6, 7}
O algoritmo fará o próximoloop e não haverá mais troca, atribuindo o valor lógico falso a uma variável de troca do algoritmo.
Finalmente, a ordenação crescente por seleção e troca (Bubble Sort) da lista proposta será o vetor ordenado {2, 4, 5, 6, 7}.
Em outras palavras:
Esse método de ordenação percorre várias vezes a lista, sempre a partir do primeiro elemento. Em cada "passada", o algoritmo avança umaposição por vez. Em cada posição, ele analisa se a posição atual é maior que a posição seguinte. Se isto for verdade, o algoritmo troca os valores entre as posições atual e seguinte, fazendo com que o valor da posição atual seja menor que o valor da posição seguinte. E isto vai se repetindo até chegar à penúltima posição, pois não tem sentido ir até a última, uma vez que a última posição já vai sercomparada com a penúltima. Depois disso, o algoritmo repete tudo novamente, desde o início, e vai repetindo até que a lista esteja de fato ordenada.
A questão pede que ordenemos a lista 4, 7, 2, 5, 6:
Bom, vamos percorrer uma primeira vez esta lista e ir "borbulhando" o maior elemento pra frente: 

[pic] 4 7 2 5 6 -> Analisando posição 0: 4 < 7, então não mexe. 
Fica [pic] 4 7 2 5 6 ->...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atividade 2 odonto virtual
  • METODOS QUANTITATIVOS Atividade 2
  • atividade 2 METODOS QUANTITATIVOS
  • ATIVIDADE DE ENVIO DE ARQUIVO 1 2
  • Aula virtual 2 – atividades atuariais
  • Atividade 2 de cáculo ii virtual
  • Atividade Estruturada 2 Organização de computadores
  • Metodos de Ordenacao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!