Atividade sobre resumo informativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIFACS- UNIVERSIDADE SALVADOR
ADMINISTRAÇÃO

EDNALDO RAMOS DE FARO JUNIOR

RESUMO

Camaçari
2011
Ednaldo Ramos de Faro Junior

RESUMO

Trabalho acadêmico apresentado para avaliação na disciplina de Introdução ao Trabalho Científico, do 2º semestre do curso de Administração, da Universidade Salvador.
Orientadora: Karine Araújo Silveira

Camaçari
2011
SUMÁRIO

1. RESUMO DOTEXTO LUZ PRÓPRIA.............................................................................03
2. CITAÇÃO DIRETA............................................................................................................04
3. CITAÇÃO INDIRETA........................................................................................................04
REFERÊNCIAS..................................................................................................................05
ANEXOS..............................................................................................................................06

1. Resumo

Luz Própria

Em 1913, oempresário cearense Delmiro Augusto da Cruz Gouveia (1863-1917) custeou a construção de uma hidroelétrica no rio São Francisco, a Usina de Angiquinho, em Alagoas que contribuíu para sua fábrica de linhas de costura que estava construindo na região. Outras empresas da epóca, para obterem energia necessária à sua operação, queimavam resíduos de madeira, palhas e sobras da produção em suas caldeiras delocomotivas. Mas com os pesados investimentos do governo no setor elétrico, a prática da geração própria de energia perdeu força, ficando apenas para setores isolados, como o de alumínio.

Atualmente essa realidade começou a mudar quando as empresas Seara Alimentos, Embaré, Celulose Irani e Lanxess decideram investir na autogeração energética, pois conseguiam as vantagens da redução das despesascom energia e mais um componente sustentável à operação para competitividade no Exterior.

Visando escapar de possíveis restrições dos governos da Europa e dos Estados Unidos à importação de produtos fabricados sem levar em conta a redução da emissão de gases poluentes, a Seara Alimentos adotou a política de geração de energia com sustentabilidade. Através do uso dos dejetos da criação desuínos, gerando o biogás utilizado nas turbinas numa de suas unidades, ela reduziu a zero a conta de luz que era de R$ 2,5 milhões anuais.

A Embaré, do setor de laticínios, também enxergou que investindo na geração de energia reduziria seus custos e o impacto ambiental. “Deixamos de desembolsar R$10 mil por mês com energia”, diz o engenheiro Cícero Mateus Filho, coordenador das áreas ambiental e desegurança do trabalho da Embaré.

Mesmo exemplo seguiu a termelétrica construída pela Celulose Irani, que utilizando sobras da produção reduziu bastante seus custos. Hoje 75% de toda energia consumida é obtida no sistema de autoprodução.

Palavras-chave: autogeração energética, biogás, redução de custos.

2. Citação diretaSegundo o engenheiro João Marcelo Mendes, diretor da consultoria mineira WayCarbon:
“Os governos da Europa e dos Estados Unidos já pensam em restrigir a importação de produtos que são fabricados sem levar em conta a redução das emissões dos gases que causam o efeito estufa ”.  

3. Citação indireta

Segundo o engenheiro João Marcelo Mendes,diretor da consultoria mineira WayCarbon, os governos da Europa e dos Estados Unidos estão estudando a possilibilidade de impor barreiras à importação de produtos fabricados sem levar em conta a redução das emissões dos gases que causam o efeito estufa.

REFERÊNCIAS

http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/48267_LUZ+PROPRIA

ANEXOS...
tracking img