ATIVIDADE SEMI Filme Uma Mente Brilhante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE SEMI-PRESENCIAL SOBRE O FILME “UMA MENTE BRILHANTE”

LAURA CANASSA SAVIGNANO – TURMA 2/NOTURNO
5º SEMESTRE

Avaliação multiaxial do personagem principal, o matemático norte-americano JohnNash:

Eixo I – Esquizofrenia do tipo paranoide
Problemas de Relacionamento Associado a um Transtorno Mental

A esquizofrenia é caracterizada pelo DSM-IV como uma perturbação cujaduração mínima é de seis meses e inclui no mínimo um mês de delírios, alucinações, discurso desorganizado, comportamento amplamente desorganizado ou catatônico. Os sintomas característicos envolvem uma sériede disfunções emocionais que acometem a percepção, a linguagem e a comunicação, o controle comportamental, o afeto, a fluência e produtividade do pensamento, o impulso e a atenção.
No tipo deesquizofrenia (paranoide) abordado no longa metragem, podemos notar a presença de delírios ou alucinações auditivas acentuadas (no caso de John elas são auditivas e visuais, quando ele vê Charlie, etc), e emcontrapartida uma relativa preservação do funcionamento cognitivo (John diz aos seus “colegas” de sala que as aulas nublam a mente e destroem a criatividade autentica/ John se empenha em encontrar oalgoritmo que descreva o movimento das pombas) e do afeto. Os delírios são tipicamente persecutórios (por exemplo, quando John tem certeza de que está sendo perseguido e fica olhando os carros pelajanela) ou de grandeza (no momento em que John planeja sua rotina ultrassecreta e crê que está ajudando o governo numa missão, entregando correspondências num lugar, porém, abandonado). Os delíriospodem ser múltiplos, mas geralmente são organizados em torno de um tema coerente.
Concomitantemente, John apresenta prejuízo na interação social,

Eixo II – Personalidade com traços obsessivoscompulsivos


John demonstra tais traços, por exemplo, no momento em que está conversando com Charlie no telhado e diz a ele que precisa olhar além e encontrar uma ideia original, para se sobressair, para...