ATIVIDADE PRÁTICO-LABORATORIAL – APL 1.2 Síntese do sulfato de tetra-aminocobre(II) mono-hidratado

689 palavras 3 páginas
ATIVIDADE PRÁTICO-LABORATORIAL – APL 1.2
Síntese do sulfato de tetra-aminocobre(II) mono-hidratado

Objetivos

Esta actividade prático-laboratorial tem como objetivo sintetizar um sal complexo: Sulfato de Tetra-aminocobre (II) mono-hidratado. A síntese do sal complexo sulfato de tetra-aminocobre(II) mono-hidratado pode ser traduzida pela equação:
Cu²⁺(aq) + SO₄²⁻(aq) + 4NH₃(aq )+ H₂O(l) Cu(NH₃)₄SO₄ . H₂O(s) Em laboratório, o amoníaco é uma solução aquosa, um gás bastante tóxico, irritante, enocivo e não puro. Para nossa proteção e segurança, devemos ultilizar material necessário para que nada nos prejudique, nomeadamente, luvas e óculos de proteção.
A experiência teve ainda como objetivo progredirmos na realização de atividades realizadas em laboratório, neste caso concreto, desejávamos estudar os procedimentos através dos quais é possível realizar a síntese do Sulfato de Tetra-aminocobre (II) mono-hidratado, pelo que nos foi possível a aplicação de técnicas de filtração por vácuo. Para além disso, pretendíamos aplicar os nossos conhecimentos teóricos relativamente aos cálculos estequiométricos, como é o caso da determinação do reagente limitante e do rendimento de uma reação química.

Material:
Reagentes:
Balança semianalítica
Água destilada
Vareta
Álcool etílico a 96 graus
Proveta de 10 mL
NH₃ a 25% (m/m)
Vidro de relógio
Sulfato de cobre penta-hidratado (CuSO₄.5H₂O(s))
Papel de filtro

Funil de Bucker

Kitasato

Copos de 50 mL e de 100 mL

Equipamento para filtração a pressão reduzida

Procedimento

1. Anotar a massa rigorosamente avaliada na balança da quantidade reduzida a pó de sulfato de cobre penta-hidratado;
2. Transferir o sulfato de cobre penta-hidratado em pó para um copo de 50 mL, adicionar 5,0 mL de água destilada e aquecer em banho-maria a solução até se dissolver totalmente;
3. Na hotte, adicionar 8,0 mL de amoníaco concentrado;
4. Medir

Relacionados