Atividade Pr Tica Supervisionada Introdu O Desenvolvimento E Conclus O

2281 palavras 10 páginas
1. OBJETIVO GERAL

Analisar a obra em evidência, desenvolver raciocínio lógico e analítico acrescentando ao aprendizado das aulas de Instituições Jurídicas e Ética a prática de aguçar o senso critico dos alunos.

1.1. OBJETIVO ESPECÍFICO
O Objetivo deste trabalho é sintetizar ao máximo esta intrigante obra de modo a tornar a compreensão do texto o mais claro possível, com uma breve exposição de alguns aspectos do livro em análise, culminando com a conclusão que o grupo acredita ser a mais sensata, levando em consideração o conhecimento adquirido pelo estudo da disciplina ao longo do semestre.

2. INTRODUÇÃO

O estudo baseia-se no julgamento fictício evidenciado na leitura da obra de autoria de Lon. L.Fuller (1949) - “O caso dos Exploradores de Caverna”, o qual descreve os tramites de um processo condenatório, sentenciando à pena de morte quatro membros de uma sociedade espeleológica amadorística, que recorrem da decisão do Tribunal à Suprema Corte de Newgarth.
Os fatos narrados a seguir, despontam uma série de argumentações jurídicas utilizadas no julgamento com o objetivo de evidenciar certas posturas filosóficas divergentes a respeito do direito e do governo.
As concepções de jusnaturalismo e positivismo foram as que nortearam os juízes como base de fundamentação no julgamento. Essas doutrinas sempre foram concebidas como antagônicas, nessa premissa, ou aceitamos os argumentos da escola positivista, que define o direito como conjunto de normas positivas, também conhecidas como a teoria da exclusão do direito natural, ou seja, “é aquela doutrina partidária do pensamento que; não existe outro direito senão o positivo” (BOBBIO, 1999), ou então, somos partidários da concepção jusnaturalista, que define o direito natural como o conjunto de princípios gerais éticos que servem ao legislador como inspiração para elaborar o direito positivo.
Diante dos conceitos evidenciados, o presente estudo propõe uma análise criteriosa a respeito dos apontamentos levantados

Relacionados

  • instalações industriais
    22511 palavras | 91 páginas
  • Inteligência artificial
    173775 palavras | 696 páginas
  • Sistema tutores inteligentes
    35293 palavras | 142 páginas
  • Detecção de intrusão em redes de computadores utilizando floresta de caminhos ótimos
    20583 palavras | 83 páginas