Atividade pnae

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Skip to content

O bom professor sabe: todo aluno é capaz de aprender





Luiz Henrique Gurgel


Para o pesquisador Antonio Augusto Gomes Batista todo bom professor deve ter consciência disso. A responsabilidade, de fato, é grande. Nossa capacidade de raciocinar, de se expressar e até de sonhar – em algum momento da vida de quem frequentou a escola – passa pelo trabalho de umprofessor de língua portuguesa. Mas quais são os dilemas e os desafios de quem é um dos principais responsáveis por nos ensinar a língua materna? Que conhecimentos, preocupações e sensibilidades eles e elas devem ter? Antonio, ou Dute, como é conhecido por amigos e alunos, estuda a formação e o perfil sociocultural desses professores e trata um pouco dessas questões nesta entrevista. Professor do Programade Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, assumiu em 2011 a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pesquisas do Cenpec.


No contexto da escola pública atual, quais devem ser as características do professor de língua portuguesa?


A primeira característica importante – se pensarmos nos desafios vividos pela escola pública – é o professor acreditar que todos osalunos podem aprender, independentemente da origem social. Os alunos que vêm das camadas populares podem aprender, apesar de falarem num dialeto muito diferente daquele que os professores vão ensinar, de viverem num meio que, em muitos casos, está bem afastado da cultura letrada. Pesquisas mostram que todos os alunos das camadas populares são capazes de aprender. E o professor de português éespecialmente importante porque ele vai dar os elementos das futuras aprendizagens. É por meio da língua que se dá a capacidade de pensar, de raciocinar, de se expressar. Um dos pontos em que se organiza o fracasso escolar está em torno do fenômeno linguístico. Nem sempre os cursos de letras – no caso da formação dos professores de português, do Fundamental e do Ensino Médio – costumam tratar desse tema;apenas as disciplinas de sociologia, às vezes, abordam a relação entre fracasso escolar e desigualdades sociais. Muitas vezes as disciplinas que são voltadas mais diretamente para as de didáticas do ensino de português, metodologia e outras não discutem temas como esse.


É essencial saber quais são as formas de organização didática mais adequadas aos alunos de meios populares. Vou dar um exemplosimples: o dever de casa. Professores e a opinião pública julgam que é algo natural, sempre fez parte da escola, portanto inquestionável. No entanto, o dever de casa supõe um conjunto de fatores: que o aluno, ao voltar para casa, tenha tempo e certa organização de espaço; que haja controle do tempo exercido pelos pais; que tenha autonomia na organização do seu próprio tempo. Isso nem sempre épossível em famílias que vivem em condições de muita vulnerabilidade social. Os aspectos didáticos estão relacionados aos aspectos sociológicos. Essa preocupação deveria estar presente nas decisões dos professores e na sua formação também. Às vezes, o ensino se dá por familiarização: o aluno vai aprendendo pelo contato mais assistemático, ele vai lendo, sem saber qual estratégia de leitura estáaprendendo, ou, quando está escrevendo, quais procedimentos de escrita está aprendendo naquele momento. Há estudos que mostram, por exemplo, que o ensino mais organizado, em que o aluno sabe o que está aprendendo e em que o professor sabe o que está ensinando, é mais adequado, possibilita o sucesso dos alunos das camadas populares.


Que outros aspectos da formação do professor você destacaria?É fundamental que o professor domine aquilo que ensina. O professor de português ensina um objeto extremamente complexo, que é a língua. Durante muito tempo se pensou nesse objeto como sendo um conjunto de recursos linguísticos formais, as regras da língua. Importante é o professor conhecer bem as regras da variante culta, ou de prestígio da língua e ter boa sensibilidade para saber analisar as...
tracking img