Atividade pesquisa: perfil do professor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
ADRIANA SALES DOS SANTOS
EVALUCIA PEREIRA MACHADO LUSTOSA
ELAINE SANTOS DA CRUZ SILVA
LIDIA MARIA SANTOS DE SANTANA
SELMA LEAL LISBÔA

ATIVIDADE DE PESQUISA: PERFIL DO PROFESSOR

SALVADOR
2012
ADRIANA SALES DOS SANTOS
EVALUCIA PEREIRA MACHADO LUSTOSA
ELAINE SANTOS DA CRUZ
LIDIA MARIA SANTOS DE SANTANA
SELMA LEAL LISBÔA



ATIVIDADE DE PESQUISA:PERFIL DO PROFESSOR

Trabalho apresentado ao curso de pedagogia da FAEL – Faculdade Educacional da Lapa, para a disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica, sob a orientação da professora Ana Cristina Gipiela Pienta.



SALVADOR
2012
1- INTRODUÇÃO

Este trabalho discute a característica do professor e sua prática docente cotidiana. Para se entender a importância do papel da disciplina Pesquisae Prática Pedagógica na formação acadêmica, se faz necessário resgatar a trajetória histórica da educação, sobretudo a brasileira, ao longo dos séculos e suas transformações na educação pós-moderna. Esta disciplina tem como objetivo principal formar profissionais capazes de analisar, problematizar e canalizar a relação entre pesquisa e prática, observando os determinantes socioculturais epolíticos, dentro das concepções pedagógicas e suas implicações na prática docente e em uma educação contemporânea.
Realizamos uma entrevista com vinte professores de diferentes instituições educacionais, sendo que dez atuam na educação infantil e dez atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, onde foi possível chegarmos à conclusão da importância do trabalho realizado para a formação acadêmica doprofessor, onde possibilitou uma compreensão do espaço onde este está inserido, trouxemos um conhecimento das experiências vividas por estes professores em sala de aula.
Estas entrevistas foram de grande importância para nossa formação acadêmica, pois compreenderemos melhor a nossa prática pedagógica ao longo do curso de pedagogia.
“Mais que informação e conhecimento, o que precisamos é aumentar anossa capacidade pessoal de entender as coisas, de aprender a descobrir, de adaptar e inventar sob uma perspectiva crítica.” (Sarmento, 2000, p.63).



2- DESENVOLVIMENTO

A partir das entrevistas realizadas com os professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental foi possível constatar que a maioria tem o Magistério em Ensino Médio e Pedagogia no Nível Superior quesão os principais recursos para formação dos professores. Sendo que alguns destes tem Ensino Médio sem formação específica com Nível Superior em Pedagogia.
A maioria tem acesso à formação continuada que ocorrem através de oficinas, seminários, congressos, debates, cursos particulares e encontros com outros professores e pedagogos. Na maioria, estes são ministrados pelos coordenadores dosestabelecimentos de ensino no qual lecionam, por faculdades, editoras, e cursos gratuitos ofertados pela internet. Estes podem acontecer semestralmente ou em período não estipulado. Os professores buscam o maior conhecimento acadêmico de acordo com suas necessidades.
Os professores relataram que as maiores dificuldades encontradas no exercício da função docente é a ausência da família na escola e aindiferença dos mesmos frente às atividades desenvolvidas pela escola, a relação entre professores e alunos, a falta de valorização do profissional por parte do poder público, a falta de infraestrutura das escolas. Os pais dos docentes deixam toda a responsabilidade para a escola. Os pais dos docentes não valorizam a importância da educação infantil no desenvolvimento infantil. Nesta fase a criançainterage e aprende com os conhecimentos historicamente acumulados e desenvolve-se como cidadão sadio e autônomo, maduros para assim terem maiores agilidades para ampliar as atividades de competências dos anos escolares que procederão a seguir.
“Os primeiros anos de vida são decisivos para o desenvolvimento das principais habilidades motoras que servirão de alicerce para toda vida”. (COQUEREL, 2011,...
tracking img