Atividade no Portf lio ANTROPOLOGIA 1

783 palavras 4 páginas
Atividade no Portfólio
1- Com base nas leituras realizadas, elabore uma dissertação de, no mínimo duas páginas,apresentando a conceituação de humano e suas mudanças ao longo do tempo
.
A liberdade da vontade é a possibilidade de construir-se de que o homem dispõe; é uma propriedade específica, pertence ao próprio ser. Não é uma característica adquirida, social; é consti¬tutiva do ser homem; nunca é uma imposição, é por si mesma; o homem é livre porque não pode ser de outra forma ou não seria um ser humano. Pela liberdade, o homem pode planificar e executar a idealiza¬ção de sua vida. Ninguém, nem o próprio Deus, podem posicionar-se no lugar do homem e decidir por ele.
Na liberdade, está radicada a possibilidade de realização ou de fracasso do projeto pessoal. A pessoa, pela liberdade, sente-se capaz do progresso, da realização do humanismo, de ser mais do que ela sempre foi. Mesmo depois do mais terrível fracasso, da mais completa alienação, continuamos a ter uma consciência livre palpitando dentro de nós. Seu comportamento é outro. Enquanto os animais se ajustam ao conjunto da natureza, o ser humano sente necessidade de construir acima do natural. Para satisfazer essa ne¬cessidade, ele parte da cultura que herda de seus antecessores.
O homem é o ser que sempre está a caminho, entende sua existência em termos de "progresso". O homem é um ser no mundo, possui um corpo biológico que o sujeita ao mundo físico e, por ser no mundo, precisa das coisas e das outras pessoas para realizar seu projeto pessoal.
No mundo, o "eu" está sempre em comunicação com os ou¬tros "eus", seu corpo serve para se comunicar. A comunicação é a característica que possibilita ao homem atravessar com êxito a existência.
Evidenciamos um dos maiores problemas que está acontecendo com a organização social marcada pela forma de produção neoliberal: a redução do ser humano à condição de coisa. A sociedade atual está caracterizada pelos grandes progressos no campo da tecnologia, da planificação, da

Relacionados

  • Capacita ̧ ̃o em inform ́tica
    25607 palavras | 103 páginas