Atividade Narradores de Jav

422 palavras 2 páginas
Rita de Cássia Silva Costa 6 N1B RA 1313169

NARRADORES DE JAVÉ

O filme “Narradores de Javé” retrata a história dos moradores do vilarejo Vale de Javé que tentam fazer com que sua cidade seja reconhecida como patrimônio histórico e assim salvar suas moradias.
Depois de serem informados que a cidade está prestes a ser inundada pelas águas de uma represa, decidem fazer um livro contando todas às histórias que se recordavam sobre a origem de sua cidade. No entanto, cada morador conta uma história diferente, sempre defendendo os seus interesses, mas, esse fato não excluí o importante significado da memória sócio–cultural do povo de Javé e de todas as histórias relatadas por eles.
Assim percebe-se a importância quanto as interferências que os narradores podem ter na História e que alguns fatos do passado não podem ser reconstituídos exatamente da maneira como aconteceram, o locutor pode recria-los por meio da interpretação, tornando as visões sobre a História sujeitas a mudanças ao longo do tempo.
Segundo historiadores, o Patrimônio Cultural pode ser definido como: bem (ou bens) de natureza material e imaterial.
O patrimônio material é formado por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas.
Patrimônio Imaterial é transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, interação com a natureza, sua história e identidade, promovendo a diversidade cultural. Os bens culturais imateriais estão relacionados aos saberes, às habilidades, às crenças, suas práticas e conhecimentos enraizados no cotidiano das comunidades
Portanto é possível reconhecer uma cultura essencialmente oralizada, sem documentos, sem registros, se contrapondo à cultura escrita, valorizando a memória e sua importância.
Nesse sentido as propostas curriculares abordam temáticas voltadas para a história social, cultural e cotidianas;

Relacionados

  • QUESTOES DE APS
    25022 palavras | 101 páginas
  • questoes aps
    25022 palavras | 101 páginas
  • Textos religiosos
    20738 palavras | 83 páginas
  • N O Tenho F Suficiente Para Ser Ateu Norman Geisler E Frank Turek
    156444 palavras | 626 páginas