Atividade motora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade Motora

Um fato de grande relevância para profissionais, principalmente os de Educação Física, é o de que a ação de um organismo em seu meio depende em maior ou menor grau da realização de movimentos. Sobre a história natural do movimento, já foi constatado que a atividade motora é essencial para organismos unicelulares e pluricelulares. Em ambos os casos, a realizaçãomotora está na função direta da coordenação sensório-motora (Maturana & Varela, 1987). Um fator de distinção dos organismos pluricelulares concerne à independência do sistema aferente (com órgãos especializados na captação de padrões de energia no meio) do sistema eferente (com os sistemas articular e muscular). Esses sistemas são interligados pelo sistema nervoso central, o qual, por sua vez, enseja amesma distinção em sua estrutura com a constituição de tecidos neurais especializados na recepção de sinais do meio interno e externo (sensoriais) e tecidos neurais envolvidos em tarefas executivas (motor). Ambos são conectados a uma rede de interneurônios predominantemente localizada no encéfalo.
A região do cérebro chamada de córtex de associação é relativamente nova em termosevolutivos e sua função é primordial não só para as operações de imaginar, planejar, antecipar, mas para a realização de movimentos diversificados e complexos.Ou seja, isso quer dizer que mais do que a produção energética, a atividade física envolve basicamente o processamento de informações. É esse processamento que permite ao animal ajustar-se de forma ótima ao seu meio ambiente.
O serhumano se locomove de várias formas, engatinhando, correndo, saltando, andando; manipula objetos diversos com diferentes fins; usa o próprio corpo para expressar pensamentos, sentimentos e emoções. Movimentos corporais são importantes pois constituem a forma mais básica pela qual se interage no meio em que vivemos.
















O Cérebro

O cérebro humano éparticularmente complexo e extenso. É imóvel e representa apenas 2% do peso do corpo, mas, apesar disso, recebe aproximadamente 25% de todo o sangue que é bombeado pelo coração. Divide-se em dois hemisférios: esquerdo e direito. O hemisfério dominante em 98& dos humanos é o hemisfério esquerdo, responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa, enquanto o hemisfério direito é responsável pelopensamento simbólico e criatividade. Nos canhotos as funções estão invertidas. O hemisfério esquerdo diz-se dominante, pois nele localiza-se duas áreas especializadas: a Área de Broca, o córtex responsável pela motricidade da fala, e a Área de Wernicke, o córtex responsável pela compreensão verbal.
O córtex motor é responsável pelo controle e coordenação da motricidade voluntária. Traumasnesta área causam fraqueza muscular ou até mesmo paralisia. O córtex motor do hemisfperio esquerdo controla o lado direito do corpo, e o córtex motor do hemisfério direito controla o lado esquerdo do corpo. Já o córtex pré-motor é responsável pela aprendizagem motora e pelos movimentos de precisão. É na parte em frente a área do córtex motor correspondente à boca que reside a Área de Broca, que tema ver com a linguagem. A área pré-motora fica mais ativa do que o resto do cérebro quando se imagina um movimento, sem o executar. Se se executa, a área motora fica também ativa. A área pré-motora parece ser a área que em grande medida controla o sequenciamento de ações em ambos os lados do corpo. Traumas nesta área não causam nem paralisia nem problemas na intenção para agir ou planear, mas avelocidade e suavidade dos movimentos automáticos fica perturbada, como a fala e os gestos.
Cabe ao córtex do cerebelo fazer a coordenação geral da motricidade, manutenção do equilíbrio e postura corporal. O cerebelo representa cerca de 10% do peso total do encéfalo e contém mais neurônios do que os dois hemisférios juntos.
As diferentes partes do córtex cerebral são...
tracking img