Atividade JOSY Boudieu

766 palavras 4 páginas
DISCIPLINA: Sociologia da Educação
DISCENTE: Josiene Santos
SEMESTRE – 2015.01

ATIVIDADES PARA OS ALUNOS

UNIDADE Questão (ÕES)
Valor/
Pontuação

03

Criar um texto de no mínimo duas laudas sobre o seu cotidiano (do aluno), contemplando um dos conceitos desenvolvido por Pierre Bourdieu. O conceito escolhido deste autor poderá ser buscado no módulo da disciplina, e também em artigos disponíveis na base de dados Scielo. (www.scielo.br)

10

Atualmente, vivemos em uma sociedade, na qual a desigualdade é inevitável. Mediante ao capital cultural a cultura se transforma em um instrumento de dominação onde as classes dominantes impõe sua própria cultura as classes dominadas, dando lhe um valor incontestável, fazendo com que seja cultura boa e favorável. Pierre Boudieu percebendo que isso acontecia batizou essa dinâmica como Arbitário Cultural Dominante, ou seja, uma cultura se impor sobre a outra.
A elite por meio de sua bagagem cultural, elevada e diferenciada por possuir um valor econômico e cultural bastante significativo perante a sociedade em que fazemos parte, seus filhos são privilegiados em vários aspectos de suas vidas. Podemos ver isso acontecendo ainda hoje nas escolas, universidades ou até mesmos no mercado de trabalho onde se tem um pistolão lá dentro que facilita e muito a garantia de um emprego. Independentemente da classe alta, ter ou não ter um nível escolar apropriado, os filhos desse grupo dominante tem mais facilidade de se ingressar em uma faculdade. Assim cursando os melhores cursos que por sinal, tem um retorno financeiro e uma posição social bastante satisfatória perante a sociedade e, em sua vida pessoal e econômica.
Devido à bagagem cultural que tem um grande impacto na sociedade, as classes populares são menos favorecidas por não possuir um capital cultural, social e econômico rico em seus atributos. Essa por sua vez, é denominada uma classe pobre por não ter uma renda apropriada, impossibilitando-a de

Relacionados