Atividade interdisciplinar individual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO 4
2.1 COMPONENTES BÁSICOS DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO 4
2.2 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 8
2.2.1 SISTEMA NÍVEL OPERACIONAL 8
2.2.2 SISTEMA NÍVEL CONHECIMENTO 9
2.2.3 SISTEMA NÍVEL GERENCIAL 9
2.2.4 SISTEMA NÍVEL ESTRATÉGICO 9
2.3.0 ÁREAS FUNCIONAIS BÁSICAS DE UMA EMPRESA 10
2.3.1 MARKETING 10
2.3.2 RECURSOS HUMANOS 112.3.3 FINANÇAS 11
2.3.4 PESQUISA & DESENVOLVIMENTO 12
2.3.5 PRODUÇÃO E OPERAÇÕES 12
2.3.6 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 12
2.3.7 MEIO AMBIENTE 13
3 CONCLUSÃO 14
BIBLIOGRAFIA 15
INTRODUÇÃO

Atualmente o mundo vive na era da informação, impondo as empresas uma gestão estratégica eficiente, a qual pode ser facilitada pela utilização de recursos oferecidos pelos sistemas de informação.A tecnologia de informação oferece recursos tecnológicos e computacionais para a geração de informações, e os sistemas de informação estão cada vez mais sofisticados, propondo mudanças nos processos, estrutura e estratégia de negócios.
Não se admite hoje uma empresa que queira competir com vantagem, sem a utilização dessas ferramentas. Estes fatos abrem lacunas para queos novos gestores, com novas visões busquem o aperfeiçoamento contínuo para suas empresas.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Para Laudon e Laudon (1999, p.4) um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planejamento, ocontrole, a coordenação, a análise e o processo decisório em organizações.
Geralmente, um SI é composto de um sub-sistema social e de um sub-sistema automatizado. O primeiro inclui as pessoas, processos, informações e documentos. O segundo consiste dos meios automatizados (máquinas, computadores, redes de comunicação) que interligam os elementos do sub-sistema social.
Aocontrário do que muitos pensam, as pessoas (juntamente como os processos que executam e com as informações e documentos que manipulam) também fazem parte do SI. O SI é algo maior que um software, pois além de incluir o hardware e o software, também inclui os processos (e seus agentes) que são executados fora das máquinas. Isto implica em que pessoas que não usam computadores também façam parte dosistema e, conseqüentemente, necessitem ser observadas e guiadas pelos processos de planejamento e análise de sistemas.

1 cOMPONENTES BÁSICOS DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO

O sistema de informação expressa uma estrutura conceitual fundamental para os principais componentes e atividades dos sistemas de informação. Um sistema de informação depende de recursos humanos (os usuáriosfinais e os especialistas em SI), de hardware (máquinas e mídia), software (programas e procedimentos), dados (bancos de dados e bases de conhecimento) e redes (mídia de comunicações e apoio de rede) para executar atividades de entrada, processamento, produção, armazenamento e controle que convertem recursos de dados em produtos de informação conforme a Figura 1.

[pic]
Figura 1Este modelo de sistema de informação destaca as relações entre os componentes e atividades dos sistemas de informação. Ele fornece uma estrutura referencial que enfatiza conceitos principais que podem ser aplicados a todos os tipos de sistemas de informação.

a) Recursos Humanos

Especialistas – analistas de sistemas, programadores, operadores de computador.

Usuários Finais – todos osdemais que utilizam sistemas de informação.

b) Recursos de Hardware

Máquinas – computadores, monitores de vídeo, unidades de disco magnético, impressoras, scanners óticos.

Mídias – disquetes, fita magnética, discos óticos, cartões de plástico, formulários em papel.

c) Recursos de Software

Programas – programas de sistemas operacionais, programas de planilhas eletrônicas, programas...
tracking img