Atividade integradora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE INTEGRADORACURSO: PEDAGOGIADISCIPLINA: FUNDAMENTOS E DIDATICA DO ENSINO DA GEOGRAFIA IPERIODO: 6º ATIVIDADE FDG I |

Análise da mensagem da charge identificando qual o paradigma da Geografia está alicerçada e texto sobre a importância de estudar Geografia no mundo atual, sob o signo da Geografia Crítica.

.

Concordamos todos que, a maior parte do público culto tem uma noção maisou menos exata do que são a biologia, a geologia, a economia ou a sociologia, o mesmo público não acompanha o progresso das ciências geográficas, quando não ignora sua existência.
Para uns a geografia é confundida com narrativas de viajantes; Para outros, talvez mais numerosos, a geografia é uma lembrança extremamente penosa de sua infância. Seu nome lembra listas enormes de nomes de estados ecapitais ou dados numéricos, que somente alguns alunos conseguiam decorar para recitar. Quem não era bom em Geografia era considerado menos inteligente, pois era só “uma matéria decoreba”.
Um bom ensino de geografia, portanto, como qualquer outro ensino, não pode deixar de recorrer à memória. É necessário reduzir sem medo a quantidade de informações sem valor; é necessário, sobretudo, reduzi-la aproporções mais justas. Impõe-se uma escolha ao professor, a quem cabe a difícil tarefa de exercitar com inteligência a memória dos alunos. Ensinar um conteúdo com significado, pois até as outras disciplinas recorrem a memória para o conhecimento de certas fórmulas, os nomes de autores e de obras, com seus dados cronológicos, sem os quais seriam uma total confusão. Não se pode ter conhecimentoshistóricos sem adquirir uma sólida bagagem de datas e de fatos, não se poderia ter bom conhecimento geográfico sem uma base de nomenclatura.
E assim cabe agora aos professores de geografia, o preparo para seu trabalho, para que não transformem a geografia em instrumento de tortura para crianças.
A charge que analisamos é voltada para uma geografia essencialmente descritiva e com ênfase namemorização - a Geografia Tradicional, direcionada mais para estudar espaços, com a utilização de mapas, por exemplo. A Geografia crítica, nos dias de hoje, seria a Geografia política, que além de estudar, analisa e critica alguns aspectos como, por exemplo, a utilização do meio ambiente para fins lucrativos de forma totalmente irresponsável, ela também estuda as mudanças e transformações ao longo dosséculos.
A palavra crítica tem um significado especial para todos aqueles que vêm acompanhando o movimento de renovação da Geografia. Não se trata de falar mal de uma forma de ver a geografia, e sim de desvendar seus pressupostos e fundamentos. Não se trata também de abandonar uma alternativa em favor da outra, mas de manter e atualizar conceitos clássicos e ao mesmo tempo criar novos conceitos,num momento histórico que exige novas formas de abordagem e compreensão do mundo.
A geografia crítica não se preocupa em descrever paisagens, mas sim com a compreensão das relações sociedade-espaço. Tem por objetivo auxiliar na formação de cidadãos conscientes, ativos e dotados de opinião própria. É o ensino da geografia voltado para o desenvolvimento da cidadania.
Assim, o papel da geografiano sistema escolar atual é o de integrar o educando ao meio. Integrar não é acomodar. A integração supõe reflexão sobre a realidade e aspiração de mudanças, com o objetivo de alcançar uma situação melhor. É deixar o aluno conhecer o mundo e se colocar diante dele, desde o espaço em que vive até o planeta como todo, construindo cada conceito gradativamente.
Nesse aspecto, Milton Santos revela oconceito de paisagem como algo não estanque no espaço, e sim que a cada período histórico altera, renova e adapta para atender os novos paradigmas do modo de produção social. Propunha uma outra globalização. Intelectual estudioso do espaço e do tempo, compreendeu, em seu tempo, o espaço como produção do homem na relação com a totalidade da natureza e a intermediação da técnica. Técnica que...
tracking img