Atividade integradora (4º período) estudos da sociedade na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTCead
Atividade integradora 4º período


Durante toda a vida absorvemos conhecimentos pelos mais diversos meios. E a ludicidade está entre um dos maiseficazes para que esse processo flua de forma mais satisfatória para ambos os lados, o educador e o educando. Na educação infantil esta pode ser apresentada como jogos e brincadeiras que não só prendem aatenção das crianças, como muitos acreditam ser o único motivo da pratica delas, como sem que percebam as ajuda a avançar mais um passo em seu aprendizado.
As brincadeiras ajudam as crianças ainteragir umas com as outras, o que as prepara para a vida em sociedade, ressaltando seus modos, práticas e laços. A exemplo disso, a interação entre duas ou mais crianças por meio de jogos as expõem arealidade de que são necessárias algumas regras para que todas possam desfrutar da companhia umas das outras sem prejuízos.
Algumas destas servem para induzir os alunos ao raciocínio imediato para lidarcom as situações da vida, tais como Que som é esse, em que vendamos os olhos dos alunos e fazemos diferentes barulhos usando instrumentos como latas e brinquedos, para que as crianças os identifiquempelos sons, ou Pega-pega colorido, em que a turma é dividida em dois grupos (o que os motivará ao trabalho em equipe) identificados com lenços ou fitas de cores diferentes e após um sinal os gruposdeverão pegar um ao outro e a criança pega deverá ficar parada por um tempo. Vence o grupo que tiver mais pessoas que não foram pegas.
Porém, o professor não deve deixá-las sem uma supervisão nessesmomentos, ou adquirir um comportamento apenas observador, como orientador pode interferir sempre que necessário para ajudá-las a desenvolver as atividades, até mesmo participando de tais junto com osalunos.
Como podemos ver brincadeira é coisa séria, enfrentando desafios juntas as crianças se expandem socialmente, reconhecendo que há necessidade de se socializarem fora da família, crianças...
tracking img