atividade inarelli

844 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Escola de Ciência da Informação – Biblioteconomia
Bibliotecas, Arquivos e Museus Digitais
Profa. Célia da consolação Dias
Aluna: Izabela Fernandes França

ATIVIDADE:

1) Buscar informações sobre a Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital – Rede CARINIANA. Se seu grupo tivesse que apresentar esta rede como vocês fariam?
Surgida com o objetivo de suprir as necessidades de se criar um serviço de preservação digital de documentos eletrônicos brasileiros, a Rede CARINIANA tem como premissa garantir o acesso continuado a longo prazo dos conteúdos armazenados digitalmente. Com o apoio da FINEP, em janeiro de 2013 o Instituto aderiu ao Programa LOCKSS.
O Programa LOCKSS (”Lots Of Copies Keep Stuff Safe) é um programa da Universidade de Stanford, EUA, que fornece software livres de preservação digital premiados e de baixo custo para bibliotecas e editoras, com vistas à preservação de conteúdos digitais permanentes e originais, assim como à garantia de acesso a esses acervos.
Sua infraestrutura descentralizada utiliza recursos de computação distribuída. Inicialmente, conta com a parceria de seis instituições brasileiras que são: Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Universidade de São Paulo – USP, Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e Programa LOCKSS.
Com as atividades de captação via internet iniciadas em 2013, também produz material técnico necessário para o gerenciamento das opções de inserção, coleta e monitoramento dos dados armazenados no LOCKSS.
Para apresentar a rede, elaboraria um mapa mental com informações contidas na página da rede no site do IBICT.

2) Em relação aos mandamentos da preservação digital apontados pelo autor em seu texto responda:
a) O que é cada um dos mandamentos;
1. Manterás uma política de preservação.
Ponto forte: Este mandamento evita a perda de documentos ao longo

Relacionados

  • MAGMA METODISTA
    518 palavras | 3 páginas
  • Arquivos
    9084 palavras | 37 páginas