ATIVIDADE FINAL PDDE 22222

626 palavras 3 páginas
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA
FORMAÇÃO PELA ESCOLA
MÓDULO PDDE
TUTORA: TACIANA PEREIRA PINHEIRO
PROJETO QUE CORRESPONDE A ATIVIDADE FINAL DO MÓDULO

TACIANA PEREIRA PINHEIRO

ELABORANDO PRIORIDADES E VISANDO A TRANSPARENCIA JUNTO COM A COMUNIDADE ESCOLAR.

Palmeirândia- MA
2014

ELABORANDO PRIORIDADES E VISANDO A TRANSPARENCIA JUNTO COM A COMUNIDADE ESCOLAR.

SUJEITOS: Escola, professores, gestores, secretário, tesoureiro e representantes da comunidade escolar.

SITUAÇÃO PROBLEMA
Podemos perceber que poucos integrantes da comunidade como um todo do município de Palmeirândia não tem informação dos recursos que o estado e município possuem para serem investidos em educação, saúde e segurança. Falta o conhecimento e interesse pela gestão ou fiscalização dos recursos como PDDE ou até mesmo outros fundos. Geralmente os problemas da comunidade escolar, devem-se ao desvio de recursos. Os recursos são mal administrados e como em toda e qualquer instituição pública não há controle de fiscalização nem cobrança por parte de órgãos superiores executores.
A comunidade escolar muitas das vezes não conhece a quantidade de recurso e nem qual seja o seu destino. Como a escola não socializa com seus membros como, quando e com quanto à instituição é beneficiada com os recursos de PDDE. A comunidade escolar muita das vezes não tem participação no planejamento e nas decisões de como investir as verbas que são destinadas pelo programa, e nem mesmo sabem de qual programa a escola participa ou se beneficia.
Muitas das pessoas que são representantes do caixa escolar assinam papeis sem nem mesmo saberem o que e porque estão assinando, e assim não percebem que estão contribuindo para o aumento da desigualdade social do seu município.
Precisa-se ter respeito pelo que é do povo, pois é necessário administrar o dinheiro público com responsabilidade, para que seu destino deva ser utilizado

Relacionados