Atividade final competencias basicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AMARAL, Lígia Assunção. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação. In: AQUINO, Júlio. G. (Org.). Diferenças e preconceito na escola: alternativasteóricas e práticas. 2 ed. São Paulo: Summus, 1998.
A autora apresenta de forma habilidosa suas reflexões, posicionamento e inquietações no que se referem ao espaço das diferenças/ deficiências ,informando ao leitor a respeito do lugar de onde fala, esclarecendo que falar de algo interno a si próprio reforça a validade e o significado do seu discurso.

[...] por viver a condição de deficiência,pessoalmente, há cinquenta e poucos anos, uma vez que tenho sequela da pólio que contraí recém-caminhante, aos quinze meses de idade. (AMARAL, 1998, p.12)
De acordo com Amaral ser apenas diferente emdeterminada característica ou opções, não criam relações conflitivas (cor do cabelo, gostar de azul, não do verde) assim a autora defende a ideia de que são três os grandes parâmetros que definem adiferença significativa, sendo eles “estatísticos (moda e média), de caráter estrutural/funcional (integridade de forma/funcionamento), ou de cunho psicossocial, como o do “tipo ideal”. '' (AMARAL,1998, p.13). A ideia principal de Amaral é diminuir o preconceito ou estigmas, de acordo com Golffman (1982), gerando reflexões a partir da metáfora, a qual os crocodilos, fazem referência aospreconceitos e estereótipos, que precisa ser superado, seu objetivo seria encontrar uma ponte que oferecesse uma oportunidade de encontro aos discriminados e discriminadores, pois ela revela que grande parte dopreconceito se deve a falta de conhecimento. Segundo a autora essa falta de conhecimento refletiu desenvolvendo alguns mitos, os quais, a generalização indevida, considerando o indivíduo apenas comodeficiente; o contágio osmótico, por medo de contaminação pelo convívio; dentre outros, cada vez mais ampliados pelo desconhecimento e preconceito.

Outra concepção utilizada por Amaral é o...