Atividade filme - as melhores coisas do mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ABORDAGEM PSICOSSOCIAL DO ADOLESCENTE – PRÁTICA – PUCPR
Professora: Maria Helena. Terceiro Período de Psicologia.
Atividade: Assistir, analisar e discutir filme. Data: 25/02/2013.
Aluna: Juliana Lomba Fronza.

Questões para a realização da atividade escrita e roteiro para discussão:

Sinopse do filme.
Mano (Francisco Miguez) é um adolescente de 15 anos. Ele está aprendendo a tocar guitarracom Marcelo (Paulo Vilhena), pois deseja chamar a atenção de uma garota. Seus pais, Camila (Denise Fraga) e Horácio (Zé Carlos Machado), estão se separando, o que afeta tanto ele quanto seu irmão mais velho, Pedro (Fiuk). Sua melhor amiga e confidente é Carol (Gabriela Rocha), que está apaixonada pelo professor Artur (Caio Blat). Em meio a estas situações, Mano precisa lidar com os colegas deescola em momentos de diversão e também sérios, típicos da adolescência nos dias atuais.

Descreva as características do personagem principal.
Mano é um menino de 15 anos, no auge da adolescência, residente em São Paulo, classe média. Ainda não teve a primeira relação sexual, é apaixonado por uma menina da escola que é vista como uma menina fácil. Para conquistar a menina Mano está aprendendo a tocarviolão e começa a fumar, por influencia da menina mesmo não sentindo prazer. Seus pais estão se divorciando, e o pai assume sua homossexualidade. Mano e o irmão Pedro ficam chocados com a situação, e com medo que os amigos da escola fiquem sabendo que seu pai é homossexual. Quando a escola fica sabendo da homossexualidade de seu pai, mano é agredido por colegas, se isola e então passa a entenderas diferenças. Mano acusa sua mãe de ter contado sobre o pai homossexual para outras mães e por isso ele levou a surra. Mano é amigo, prestativo, atencioso.

Descreva as características dos outros personagens importantes da trama.
Carol, melhor amiga do Mano, troca confidencias se entendem se respeitam. Carol é apaixonada pelo professor Arthur, e Mano é a única pessoa para quem ela conta. Carolbeija o professor em um almoço um colega da escola vê e espalha para a escola toda. Carol pensa que foi Mano que contou e eles se afastam.
Pedro, irmão mais velho do Mano, namora com a Bia, é sério, ciumento, se revoltou com o pai quando soube da sua homossexualidade. Bia termina o namoro com Pedro que fica mal, começa a tomar remédios para dormir. Pedro tem um blog onde descreve suas angustiasdiárias, Gustavo namorado do pai de Pedro acompanha suas publicações diariamente. Pedro tenta suicídio o quem percebe e avisa ao Mano é Gustavo.
Horacio, pai de Mano, professor, se divorcia da esposa e assume ser homossexual o que traz um grande conflito a família.
Camila, mão de Mano, professora, amargurada pelo divórcio, preocupada com a ética e não com a vida dos filhos, nem mesmo com as relaçõespessoais.

Descreva a estrutura familiar.
Pais separados, pai professor universitário, homossexual, mãe professora universitária, dois filhos, o mais velho, tenta suicídio devido ao termino de um namoro e também a descoberta da homossexualidade do pai, o mais novo, equilibrado, influenciável.

Observe e descreva aspectos culturais do contexto social.
Residente em São Paulo onde se convive comdiferentes culturas, classe média alta, alunos de escola particular, andava de skate e bicicleta, estudava violão, fumava.

Relacione e exemplifique temas da adolescência abordados no filme.
Tendência grupal, encontro dos colegas em um bar antes da festa de aniversário.
Escolhas, optar por fumar para atrair uma menina.
Separação dos pais, queda do modelo de “família feliz”;
Homossexualidade, menina quefica com outras meninas;
Drogas, Mano fumando cigarro para impressionar uma menina, Pedro fumando macho para superar o fim do relacionamento;
Paixão, Carol pelo professor Arthur;
Bullying, Mano levar surra quando a escola descobre que seu pai é homossexual;
Sexualidade, a perda da virgindade tratada sem sentimento;
Suicídio, término de um namoro;
Amizade, confidências entre Carol e mano....
tracking img