Atividade física e fatores associados em adolescentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade física e fatores associados em adolescentes do ensino médio de Curitiba, Brasil

O objetivo deste artigo é avaliar a prevalência de atividade física (AF) e verificar quais fatores estãoassociados com o público adolescente na cidade de Curitiba. Uma das possíveis justificativas para este estudo é a grande discrepância apresentada em uma recente revisão sobre inatividade física emadolescentes, explicada talvez pela falta de instrumento regular de medida para tais estudos.
Inicialmente os autores citam os fatores utilizados na literatura internacional para associar à AF. São elesdemográfico-biológicos (idade, gênero e cor da pele), psicológicos, cognitivos e emocionais, socioculturais, ambientais, características da AF e atributos comportamentais. Alguns estudos nacionaisabordaram algumas dessas associações, porém outros ainda não foram utilizados como apoio social e a percepção de barreiras para a prática de AF. Os autores partem do pressuposto de que com um maior apoiosocial, maiores são os resultados acerca da prática de AF. Entretanto, essa não é a realidade atual, pois o apoio da família e dos amigos ainda é pouco explorado.
O estudo foi desenvolvido no ano de2006 em escolas do ensino médio da rede pública de Curitiba, com o tamanho amostral de 1609 escolares, após desconsiderações de cálculos estimativos. Os critérios de escolha foram divididos em doisestágios: no primeiro 14 escolas foram selecionadas e no segundo 62 turmas foram escolhidas dessas escolas. A metodologia obedeceu alguns aspectos: coleta de dados através de questionário previamentetestado, número de dias de prática atividade física de intensidade moderada a vigorosa (AFMV) com duração maior ou igual a uma hora, índice de massa corporal (IMC), escolaridade dos pais, posse decarros e comportamento sedentário com parâmetro de tempo utilizando TV e computador. Outros aspectos utilizados foram o apoio social classificado em “instrumental” (acompanhar ou levar alguém para...
tracking img