Atividade economica ciencias contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic][pic]





































































S U M Á R I O




1 INTRODUÇÃO 3
2 JUSTIFICATIVA 4
3 DESENVOLVIMENTO 5
3.1 HISTÓRICO 5
3.2 INFORMAÇÕES MERCADOLÓGICAS 8
3.3 TRIBUTAÇÃO 8
3.4 LIVROS FISCAIS 12
3.5 ENCARGOS TRABALHISTAS 13
3.6 LIVROS CONTÁBEIS 14
3.6.1 LivrosObrigatórios 14
3.6.2 Livros Auxiliares 14
3.6.3 Formalidades dos Livros 15
3.7 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 16
3.8 OUTROS ASPECTOS DA ATIVIDADE EMPRESARIAL 17
3.8.1 Enquadramento como ME ou EPP 17
3.8.2 Forma de Constituição 18
3.8.3 Condição do Titular ou dos Sócios 18
3.8.4 Natureza da Atividade 19
3.8.5 Regularidade Fiscal 20
3.8.6 Legislação Estadual e Municipal 20
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 21REFERÊNCIAS 22
INTRODUÇÃO



A atividade econômica pesquisada trata-se de uma empresa de prestação de serviços contábeis, onde foi analisada a história do ramo da atividade, seu funcionamento e também seus tributos e encargos, para que possamos ter a noção da dinâmica de uma empresa nesta área de atuação.
Desta forma, trabalhamos pautado no princípio relativo àmetodologia da natureza do objeto, onde foi feita uma revisão literária concernente ao assunto que nos serviu como apoio. Foi utilizada como ferramenta de pesquisa a internet, tendo em vista o meio mais fácil para aprofundar na busca pelas informações a respeito.
Inicialmente, abordamos sobre a história da contabilidade e as informações mercadológicas do ramo de atividade. Em seguidarefletimos sobre a tributação, livros fiscais, encargos trabalhistas, livros contábeis, demonstrações contábeis da atividade de prestação de serviços contábeis.
Finalizamos com algumas considerações a respeito do enquadramento de empresas como Micro Empresa ou Empresa de Pequeno Porte, acerca da forma de constituição, condição do titular ou dos sócios, natureza da atividade, regularidadefiscal e por fim sobre a legislação estadual e municipal.




JUSTIFICATIVA



Esta atividade econômica pesquisada foi de grande relevância para o nosso conhecimento, tendo em vista que a busca por conhecimento para melhoria na qualidade dos serviços contábeis, destaca-se por inovações em etapas regulares que poderão ser de grande serventia, pois oferecem um avanço para oramo de atividade pesquisada.
Segundo Mattos e Guimarães (2005, p.96) “é necessário facilitar as interfaces logísticas, vigiar, e aprender com a concorrência, para avaliação constante do que está sendo feito, estar sempre alerta às oportunidades de mercado e sistematizar a inovação”.
O mercado de prestação de serviços contábeis é um mercado que nunca fica estagnado, émutável, sempre procurando novas formas de corresponder com o público alvo. É um mercado fascinante que está sempre conectado com outras áreas.
E por fim, o motivo que nos levou a pesquisar sobre esta atividade econômica, foi para engrandecer os nossos conhecimentos, para que possamos orientar nossos clientes para uma tomada de decisão dentro das organizações.





DESENVOLVIMENTO1 HISTÓRICO

Segundo historiadores, na antiguidade já existiam as trocas de bens, serviços e registros sobre os fatos, os impostos já se faziam com escritas de forma rudimentar em tabletes de barro cozido e placas de madeira ou pedra, para registrar os pagamentos de serviços. Empregavam-se também ramos de árvores assinaladas com talhos como provas de dívida ou de quitação.Esses métodos de escrituração foram empregados até o aparecimento do papiro e do cálamo, facilitando o registro das informações dos negócios e o homem cada vez mais sentindo a necessidade de preservar seus bens, foi desenvolvendo técnicas menos rudimentar para controlar seus rebanhos.
A contabilidade do mundo medieval, apareceu em 1494, quando o Frei Lucas Paccioli, enfatizou o a...
tracking img