Atividade ead

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade 3: Teoria de Sistemas
1. Introdução
Houve uma mudança no estudo científico. Enquanto antes predominava a especialização, gerada pela fragmentação das ciências, hoje vemos a integração de campos de estudo, gerando o aparecimento de novas ciências multidisciplinares. A Ciência de Sistemas é tomada como um todo e aplicada ao estudo dos todos. Portanto, o “moderno enfoque dos Sistemas”procura desenvolver:  uma técnica para lidar com agabi grande e complexa empresa;  um enfoque sintético do todo, o qual não permite a análise em separado das partes do todo, em virtude das intricadas interrelações das partes entre si e com o todo, as quais não podem ser tratadas fora do contexto do todo;  o estudo das relações entre os elementos componentes, em preferência ao estudo dos elementosem si, destacando-se o processo e as probabilidades de transição, especificadas em função dos seus arranjos estruturais e da sua dinâmica.

Portanto, esta Unidade pretende mostrar a criação da Teoria Geral dos Sistemas e as características, componentes e ambientes dos sistemas, assim como a empresa deve ser vista como um sistema e utilizar o pensamento sistêmico para melhorar seus processos detomadas de decisões.

Gestão da Informação

Profa. Daniela Assis Alves Ferreira

2

2 Teoria Geral dos Sistemas
Os trabalhos do biólogo austríaco Karl Ludwig von Bertalanffy publicados entre 1950 e 1968 deram origem à Teoria Geral de Sistemas, a saber: “The Theory of Open Systems in Physics and Biology”, 1950 “General Systems Theory: A New Approach to Unity of Science”, in Human Biology,dez./1951 “General Systems Theory”, in Yearbook of the Society for General System Research, 1956 “General Systems Theory”, New York, 1968

A Teoria Geral dos Sistemas proposta por Bertalanffy pode ser considerada a teoria das teorias, pois parte de um conceito abstrato de sistemas em busca de regras de valores em geral, aplicáveis a qualquer tipo de sistema em várias áreas do conhecimento, taiscomo:  Biologia (sistema respiratório)  Física (sistema solar)  Matemática (sistema de numeração) Para Bertalanffy (1975), “Sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas. A compreensão das propriedades dos sistemas só pode ser descrita ao estudá-lo globalmente, com todas as interdependências dos seus subsistemas”.

Na Teoria Geral dos Sistemas, em vez de estudarmos o todo emrelação à suas partes, as partes começam a ser explicadas de acordo com o todo.

As premissas básicas da Teoria Geral dos Sistemas:

Gestão da Informação

Profa. Daniela Assis Alves Ferreira

3

1- Os sistemas existem dentro de sistemas- O foco do observador determina o nível do sistema observado. O que para um observador é super-sistema, para outro é sistema e assim por diante. Porexemplo: o corpo humano é um super-sistema, do qual o aparelho cardiovascular é um sistema e o coração um subsistema; mas o coração pode ser visto como um super-sistema, do qual os ventrículos são sistemas;

2- Os sistemas são abertos- ou seja, estão em permanente intercâmbio com outros sistemas. Os sistemas tanto influenciam como recebem influência do meio onde estão inseridos;

3- As funções deum sistema dependem de sua estrutura- isto significa que os elementos da estrutura de um sistema lhe dão condições de atuar. Para Djalma Oliveira (2002, p. 31), “sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam uma determinada função”.

3 Ambiente, níveis, características e componentes de um sistema ecomo a empresa é vista como um sistema
Outro aspecto a ser abordado é o ambiente do sistema, principalmente quando o sistema considerado é a própria empresa tratada como um todo.

Ambiente é o conjunto de todos os fatores que, dentro de um limite específico, se possa conceber como tendo alguma influência sobre a operação do sistema.

Ambiente é o conjunto de elementos que não pertencem ao...
tracking img