ATIVIDADE DE PORTFÓLIO OPTATIVA DE FORMAÇÃO I EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA 13 04 2015 ANALISADO

1601 palavras 7 páginas
Farejador de Plágio - Registrado para - Não Registrado -

Disciplina: Optativa de Formação I (Educação Física Licenciatura).
Tarefa: Atividade do ciclo 3
Nome: Adriano de Farias Firmino Silva
RA: 1119721
Turma: DGEF1301MCO1U
Parecer do Tutor:

1) Até que ponto a estruturação do ambiente físico pode influenciar na ação pedagógica por permitir ou não uma maior interação entre as crianças?

Segundo Andrade (2013), cita que vários estudos têm demonstrado que o fator ambiente físico exerce influência determinante na ação pedagógica, por permitir ou não maiores interações das crianças com os seus pares, com os adultos e com os objetos ao seu redor.

A principal preocupação dos professores com o espaço é experimentar a reorganização da disposição da sala de aula. A forma como o mobiliário está disposto pode ter influência no tempo de aprendizagem escolar e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos. Como já foi referido e será salientada neste estudo, a flexibilidade na colocação das cadeiras e das mesas, bem como no agrupamento dos alunos, é essencial para proporcionar uma aprendizagem cooperativa, o apoio entre pares e a apresentação dos conteúdos a todos os elementos da aula. (RICHARDSON, 1997). Além do mais, o espaço físico viabiliza um momento lúdico e prazeroso e disponibiliza imagens a priori, com harmonia, e maior adaptação ao meio. Para os pesquisadores David e Weinstein (1987), os ambientes destinados à educação das crianças deveriam promover:

1) identidade pessoal; 2) desenvolvimento de competência; 3) oportunidade para crescimento; 4) sensação de segurança e confiança; 5) oportunidade para contato social e privacidade.

Tal como Hall (1986) considerava importante que existisse uma flexibilização do espaço e uma coerência entre o plano e a função, também Zabalza (2001) afirma que o espaço poderá favorecer ou dificultar a aquisição de aprendizagens, revelando-se estimulante ou limitador em

Relacionados