ATIVIDADE DE PORTFÓLIO_AULA 03_PRESENCISMO.

967 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO UFC VIRTUAL
TURMA 2012.1
NOMES: ANTONIA KALINE VIEIRA SILVA

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO_AULA 03_PRESENCISMO.

Quiterianópolis
2014

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO_AULA 03
Faça uma análise comparativa entre o poema "Cântico Negro", de José Régio com o poema "Livro de Horas", de Miguel Torga, justificando as diferenças e semelhanças a partir da trajetória de cada um destes poetas dentro do Presencismo. (A atividade deve ter, no mínimo duas páginas).

O Presencismo (1927-1939) marcou a segunda fase do modernismo português com um movimento artístico literário seguinte a primeira fase (Orfismo-1915-1927). As características desse movimento são: originalidade, liberdade na arte, emoção estética, a literatura viva e psicológica, sinceridade, rejeição aos princípios não artísticos (aos padrões) e a inovação nas temáticas e formas de poesia. José Régio faz parte dessa geração de escritores que pregava a arte livre, contrária ao moralismo, patriotismo, tinha a necessidade da individualidade, visto que sua arte visava o ser no mundo, multifacetas da realidade particular. Em sua poesia transborda angustia no modo de viver, vazio existencial onde o “eu” pensante estar cara a cara com sua própria consciência, logo, o sentir é o que fala mais alto. Seu pensamento livre valoriza o “eu” e enxerga o mundo que separa o “próprio existir” do ser, porém, referencias do seguir algo que a maioria escolheu não entra nos seus parâmetros, sendo que não existe ninguém que determine o caminho que deves seguir.
Miguel Torga por sua vez retrata a condição do homem no mundo, a revolta, indignação, formando paradoxo entre individuo e sociedade. Buscando solução para o existencialismo sem que haja elementos divinos para intervir nesse contexto. Para o poeta as palavras revelam o que há de mais elevado nas ações humanas e na condição reflete e modifica a existência, expondo assim o

Relacionados