Atividade De Portf Lio 01 Optativa Sociolingu Stica Jozilane

681 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
INSTITUTO UFC VIRTUAL
CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS
DISCIPLINA: OPTATIVA- SOCIOLINGUÍSTICA
PROFESSOR: SAYONARA MELO COSTA

AULA 01: TÓPICO 02: SOCIOLINGUISTICA: CAMPO DE ESTUDOS.

ANTONIA JOZILANE DOS SANTOS

ITAPIPOCA
2014

SOCIOLINGUISTICA: CAMPO DE ESTUDOS.

Elabore um resumo esquemático do texto Sociolinguística (CAMACHO, 2001).

1. O QUE É SOCIOLINGUÍSTICA?
A Sociolinguística estuda a língua e as características das variedades linguísticas em relação á sociedade. Ela estuda as mudanças e evoluções da língua como um fator social. Explicando esse processo de mudança linguística, a Sociolinguística observa diversos fatores, por exemplo: os fatores linguísticos: que são as variações externas da língua. Fatores sociais: que são variações relacionadas aos falantes. Para a Sociolinguística é interessante estudar e analisar a língua como uma forma variável, que está em constante evolução.

2. A VARIAÇÃO E SUAS CAUSAS SOCIAIS.
A variação social está relacionada a vários fatores sociais existentes nas comunidades, Por exemplo: a classe social, faixa etária, o grau de escolaridade, sexo, espaço geográfico, entre outros. As variantes linguísticas faladas no Sul são diferentes da faladas no Nordeste. Por exemplo: a letra “e” na palavra beber é pronunciado na primeira sílaba, com o som fechado “ê” pelas pessoas nascidas na região Sul, e pelas pessoas nascidas na região Nordeste é pronunciado com o som aberto “é”. Esse tipo de variação ocorre por causa do espaço, ou seja, do lugar em que se encontra o falante.

3. POR QUE NÃO IGNORAR A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA?
As variedades linguísticas são as variações que a língua apresenta, de acordo com as culturas, regiões, classes sociais, entre outros fatores. Sendo que a língua é um sistema apto a sofrer mudanças por causa desses fatores sociais. Através dessas variações linguísticas as pessoas se comunicam com mais facilidade, fazendo com que a comunicação seja mais rápida. É por isso que a

Relacionados