Atividade de microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES DE MICROECONOMIA

QUESTÃO 01: COM BASE NO QUE FOI ESTUDADO SOBRE A CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO (CPP), RESPONDA: (VALOR = 0.50)
a) Porque é possível afirmar que um país que esteja operando em sua CPP conseguiu resolver os problemas econômicos centrais?
Porque operando em sua CPP consegue ofertar um produto que conseguiu produzir usando todos os recursos possíveis quepossuí, assim as necessidades da demanda foram atendidas de forma eficiente (lembrando que essas necessidades são ilimitadas) mesmo com a escassez dos recursos produtivos ( esses recursos são limitados).


b) O que é o custo de oportunidade.
É a medida que o país faz quando decide aumentar a produção de um bem, sacrificando assim a produtividade de um outro bem; o custo de oportunidade só éutilizado quando o país está trabalhando em sua Curva de Possibilidade de Produção, assim todos os recursos possíveis para uma produção eficiente já foi utilizado, abaixo da CCP o Custo de Oportunidade é zero, pois nesse caso o país está deixando a desejar na produtividade em algum dos recursos que tem.




QUESTÃO 02: A FIGURA ABAIXO MOSTRA A CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO DE UM PAÍS QUEPRODUZ SOMENTE DOIS BENS: BATATAS (NO EIXO VERTICAL) E CARNE (NO EIXO HORIZONTAL). ANALISE A CURVA E RESPONDA: (VALOR = 1.50 – 0.25 CADA ITEM)

[pic]

a) Quantos quilos de batatas e quantos quilos de carne são produzidos se o país estiver trabalhando na alternativa de produção A?
Serão produzidos 240 Kg de batatas e 60 Kg de carne
b) Se produzir no ponto A, o país estará sendoeficiente? Justifique sua resposta.
Sim, pois o país estará trabalhando numa média onde a produtividade dos dois produtos está equilibrada, no quadro acima a produção está na linha azul, com certeza a demanda irá ser atendida com eficiência sem que o lucro da empresa seja afetado, pois se chegar a linha vermelha pode faltar produto ou sobrar produto, que são os casos da linha C e D, nas duas linhas alguémsai prejudicado; no caso da linha C irá faltar produto e a demanda não será atendida, o que faz com que o preço suba prejudicando assim o comprador; já no caso da linha D a demanda não será suficiente para atender tal produtividade, assim as empresas terão que estocar seus produtos, o que pode fazer com que a concorrência decida o preço do produto, assim os preços podem cair e assim o lucro dasempresas.

c) Quantos quilos de batatas e quantos quilos de carne são produzidos se o país estiver trabalhando na alternativa de produção C?
Serão produzidos 30 Kg de carne e 100 Kg de batatas.

d) É vantajoso para o país produzir no ponto C? Justifique sua resposta.
Não. Se o país produzir nessa linha a demanda não será atendida, assim as necessidades humanas não serão atendidas; nessalinha o preço do produto terá que ser aumentado prejudicando assim o consumidor.
e) O ponto D é uma alternativa de produção viável para este país? Justifique sua resposta.
Não. Operando nessa linha a oferta será muito alta, nesse caso as empresas saem prejudicadas, dessa forma terão que estocar seus produtos e conseqüentemente baixar os preços, pois a oferta será maior que a demanda.f) Qual é o custo de oportunidade de o país deixar de produzir no ponto A e passar a produzir no ponto B?
O país irá aumentar em 20 Kg a produção de carne produzindo assim 80 Kg de carne; conseqüentemente irá deixar de produzir 40 Kg de batata, passando a produção de 240 Kg de batata para 200 Kg.




QUESTÃO 03: QUAL É O PAPEL DO GOVERNO EM UMA: (VALOR = 0.50)
a) Economia Mista
Opapel do governo nessa economia é ajudar as empresas privadas a atenderem a demanda, principalmente em investimentos de longo prazo como construção de hidrelétricas, construção de estradas e asfaltos. O governo também é responsável por dar condições básicas de vida a população como saneamento, segurança, energia elétrica, saúde. O governo também pode intervir no preço de alguns produtos, nesse...
tracking img