Atividade de geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC EAD
Unidade Pedagógica: Liberdade
Disciplina: Fundamentos e Didática da geografia II
Curso: Pedagogia – 7º Período
Aluno: Jorge Lázaro F Pinto
Data: 30 deMaio de 2012

Atividade Integradora

A violência em si não é assunto da geografia, mas está relacionada com o espaço. Nos últimos anos a sociedade brasileira entrou no grupo das sociedades maisviolentas do mundo. Sendo um problema social a violência está presente em todo lugar nas ações dentro das escolas e se manifesta de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. Além disso,a violência estampada nas ruas das cidades, a violência doméstica, os latrocínios, os contrabandos, os crimes de colarinho branco tem levado jovens a perder a credibilidade quanto a uma sociedadejusta e igualitária, capaz de promover o desenvolvimento social em iguais condições para todos, tornando-os violentos, conforme esses modelos sociais.
Nas escolas as relações do dia a dia deveriamtraduzir respeito ao próximo, através de atitudes que levassem a amizade, harmonia e integração das pessoas visando atingir os objetivos propostos no projeto político pedagógico da escola.
Muito se dizsobre o combate á violência, porém levando ao pé da letra combater significa guerrear, bombardear, batalhar o que não traz um conceito correto para se revogar a mesma. As próprias escolas se utilizamdesse conceito errôneo, princípios que deve ser o motivador para a falta de engajamento dessas ações.
Levar esse tema para a sala de aula desde as séries iniciais é uma forma de trabalhar com um temadebatido e presente em nossas vidas, oportunizando momentos de reflexões que auxiliarão na transformação social.
Com recortes de revistas e jornais, pesquisas, filmes, músicas, desenhos animados,noticias televisivas, dentre outros os professores podem levantar discussões acerca do tema numa possível forma de criar um ambiente de respeito ao próximo, considerando que todos os envolvidos no...