Atividade de auto desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Administração – 1ª fase











ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO
Aula-tema 3: O indivíduo e a sociedade






Professor
Ciências Sociais







JoinvilleOutubro de 2011
INTRODUÇÃO


Este trabalho abordará primeiramente sobre o processo de socialização, e as características dos principais agentes de socialização, que são a família e aescola.
E finalmente, os processos de socialização que acontecem na infância, enfatizando as consequências destes sob os indivíduos e também sob a sociedade em que este se insere.CARACTERÍSTICAS DOS AGENTES DE SOCIALIZAÇÃO: FAMÍLIA E ESCOLA


A família e a escola são os principais agentes de socialização, a escola é responsável pelatransmissão de conhecimentos científicos, ou seja, a socialização formal, e cabe também a esta o desenvolvimento de capacidades cognitivas, afetivas, capacidade de relacionamento em sociedade,competências comunicativas e participação na formação da identidade individual de cada aluno, quer dizer, a socialização informal.
 
A família é a base afetiva do individuo, e também é responsável porsuprir as necessidades básicas da criança desde o nascimento, transmitindo a cultura que envolve todas as práticas e conhecimentos advindos das gerações anteriores.
 
Contudo, pode-se percebera importância destes agentes de socialização, na formação da identidade e personalidade do individuo, bem como transmissores dos  princípios éticos e morais presentes na sociedade.


PROCESSOS DESOCIALIZAÇÃO


A socialização é o processo de aprendizagem e interiorização de normas e valores, característicos de determinado meio social, com o objetivo de integrar o indivíduo nasociedade, que ocorre através de três mecanismos distintos, porém interligados:


Aprendizagem: Desde cedo nos é imposto os valores e as regras sociais considerados corretos e os modelos de...
tracking img