Atividade de auto desenvolvimento aula-tema 3: o individuo e a sociedade

Processo de socialização
A socialização é um processo de aprendizagem e assimilação de hábitos característicos de um grupo social, é continuo erealizado através da comunicação.
O processo se dá desde os primeiros dias de vida, porém o primeiro e talvez mas o mais importante é o processo primário,que é aquele em que a criança estabelece relações com sua família, além do caráter biológico, ao socializar-se com os membros da família a criançaconstrói a estruturação fundamental para a socialização da pessoa ao longo de sua vida. É nesta etapa que assimilamos mais facilmente os valores que nos sãoincutidos. Sem essa etapa fica mais difícil do individuo interagir com os demais da sociedade.
Outra etapa muito importante é na fase da socializaçãona escola, pois nela aprendemos a lidas com regras e a interagir com os colegas de diferentes culturas e costumes, aprendendo assim a aceitar e arespeitar a ter limites . Na escola muitas vezes nos identificamos mais com alguns colegas do que com outros, por estes terem o “mesmo” modo de pensar e agirque nós, e muitas vezes quando a criança não consegue estabelece uma boa relação com o restante da turma, esse é alvo de piadas e de respeito, o quehoje é caracterizado como “bulling”.
Assim sendo, o processo de socialização é muito importante em todas as etapas, pois dependendo de como o individuose relaciona com os demais, este pode sofrer preconceitos, o que pode acarretar em várias frustações, afetando assim a vida social como um todo.
tracking img