Atividade de auto desenvolvimento-aula 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA CUIABÁ
ENGENHARIA CIVIL








PEDRINHO NERY SILVA:
SEPARAÇÃO DE MISTURAS: QUÍMICA
PROFESSORA: ADRIANE DUARTE







CUIABÁ-MTIntrodução
Este estudo trata-se de uma pesquisa sobre separação de mistura e seu processo para que isso ocorra. Falaremos de seu conceito suas classificações e alguns dos processos utilizados para pode separar as suas substâncias.
Usaremos como base uma pesquisa laboratorial onde que por meio de alguns dos processos extrairmos as substâncias que faziam parte de uma determinada mistura.Descrevendo passo a passo todo o procedimento de separação a ajudando a entender melhor como ocorre cada etapa da separação usaremos uma mistura contendo as seguintes substâncias; areia lavada, limalha de ferro, cloreto de sódio (NaCl), dicromato de potássio (K2Cr2O7 ).

















Índice
Introdução......................................................1Conceito de misturas .....................................1
Mistura homogenia.........................................2
Mistura heterogenia........................................3
Misturas coloidais...........................................4
Misturas Azeotrópicas....................................5
Misturas Eutéticas...........................................6
Fracionamento demisturas ............................7
Procedimento pratico de
Separação da mistura......................................8
Conclusão.......................................................9










Mistura

Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias pura, sejam elas simples ou compostas. As proporções entre os constituintes de uma mistura podem seralterados por processos químicos, como a destilação.
Todas as substâncias que compartilham um mesmo sistema, portanto, constituem uma mistura. Não se pode, entretanto, confundir misturar com dissolver. Água e óleo, por exemplo, misturam-se, mas não se dissolvem. Isso torna o sistema água + óleo uma mistura, não uma solução. Existem três tipos fundamentais de misturas:as homogêneas (homo: igual), as heterogêneas (tiro: diferente) e as coloidais Misturas heterogêneas. Uma mistura é composta heterogênea quando apresenta duas ou mais fases e os componentes da mistura são perceptíveis.
Observação: a visualização não é, necessariamente, a olho nu. As fases de uma mistura heterogênea podem ser detectadas no microscópio ou separadas em uma centrífuga. Como exemplos têm-se a água maisazeite ou água mais óleo.
Mistura homogênea
A mistura homogênea é aquela cujas substâncias constituintes não podem ser identificadas, pois possuem as mesmas propriedades em toda a sua extensão. Tais substâncias sofrem dissolução, ou seja, a sua mistura produz somente uma fase. Isso quer dizer que toda mistura homogênea é uma solução, ou seja, mistura homogênea é um conjunto de substânciassolúveis entre si. Um exemplo é a mistura da água com álcool: quando misturadas essas duas substâncias é impossível distinguir uma da outra. Outro exemplo é a mistura de água e sal de cozinha, seguindo o mesmo padrão da mistura anterior.
Misturas coloidais
Nas misturas coloidais, os componentes da mistura conseguem distinguirem-se pequenas partículas a olho nu, contudo se usarmos um instrumento deampliação, como um microscópio, conseguir-se-ia distinguir muito melhor os diferentes componentes da mistura. Ex: Se deixarmos maionese fora do frigorífico durante algum tempo conseguimos visualizar pequenas partículas de gordura
Por exemplo, se observares uma gota de sangue a olho nu não consegues identificar os seus componentes, mas se observares essa gota ao microscópio, distingues os...
tracking img