Atividade de auto desenvolvimento (ética e relações humanas no trabalho)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
"A falta de ética gera prejuízos às empresas"
O ser humano desde sua infância é conscientizado por seus pais para fazerem o certo e agir de acordo com a dignidade que elestêm diante da sociedade, e mesmo que os pais façam coisas que ferem a dignidade ou a ética, eles ensinam para seus filhos os valores éticos. Então as crianças crescem e passam a tersuas próprias personalidades, seguem o certo ou o errado.
Nas organizações a ética, a honestidade, os valores pessoais, familiares e sócias são de fato essências ediferencias que as pessoas tem, e quando exercidos por todos, fica de fato impossível o acontecimento de fraudes, furtos, corrupção, desonestidade.
O exemplo dos casos das empresasEnron, Parmalat, Andersen, onde grandes fraudes ocasionaram um grande ilusionismo financeiro, nesses os contabilistas manipulavam de forma corruptiva os balanços contábeis, agindo deforma despercebida, como se fossem mágicos que com muita facilidade desviavam bilhões, através de documentos que contabilizavam lucros, que na verdade eram irreais, e de outras maneirasburlavam os balanços contábeis, afim de mostrar que as empresas estavam positivas. Fica então a pergunta, porque grandes mentes, capazes de assumir o controle financeiro de empresasde sucesso se sujeitam á praticas tão desonestas? É uma questão de difícil resposta, pois dizem que a oportunidade muitas vezes é que faz o ladrão, mas tendo a oportunidade e sabendocom certeza do risco que correriam, vale apena arriscar? A resposta é não.
Muitas vezes as pessoas agem desonestamente, fugindo dos padrões da ética, porque acham que nãoestão sendo vistas, ou que sua inteligência é capaz de burlar qualquer sistema de segurança ou de controle. A ética nega a corrupção, então ser honesto é ser ético e só cresce em valor.
tracking img