Atividade de anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CAMPI PROFESSOR JOSÉ ALOÍSIO DE CAMPOS
SÃO CRISTOVÃO-SERGIPE



ISLA RIBEIRO DE ALMEIDA


SISTEMA: MUSCULAR, CIRCULATÓRIO, RESPIRATÓRIO E DIGESTÓRIO.

São Cristovão
2013

ISLA RIBEIRO DE ALMEIDA

MONOGRAFIA
SISTEMA: MUSCULAR, CIRCULATÓRIO, RESPIRATÓRIO E DIGESTÓRIO.

Trabalho apresentada ao Curso de Odontologia, sob orientação do professorJosé Carlos Mota, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Elementos da Anatomia Humana.


São Cristovão
2013
Sumário
SISTEMA MUSCULAR4
SISTEMA CIRCULATÓRIO 12
SISTEMA RESPIRATÓRIO 15
SISTEMA DIGESTÓRIO 19
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO..............................................................................31Fonte: Google imagens

Sistema muscular
Fonte: http://www.infoescola.com/anatomia-humana/musculos-do-corpo-humano/

Miologia geral é a ciência que estuda os músculos. É o conjunto de células que se agrupam em feixes para formar massas, denominados músculos fixados nas extremidades, responsáveis pela contração, relaxamento, posição e postura esquelética.
Músculos voluntários e músculosinvoluntários, o primeiro se contraem de acordo com a vontade do indivíduo, são os músculos do esqueleto. Possuem uma contração rápida e brusca, sendo, com exceção do esfíncter anal, formados por fibras musculares dotadas de estrias, o que lhes concedem o nome de “músculos estriados”. E o segundo, Os músculos involuntários são comandados pelo sistema nervoso vegetativo e não sofrem qualquer controle por partedo indivíduo. Formam as paredes das víceras, aparelho respiratório e aparelho circulatório, com relaxamento e contração lentos. Exceto o coração, que possui músculo estriado, os músculos involuntários são formados por células musculares sem estrias, daí o fato de serem chamados por “músculos lisos”.
As extremidades dos músculos estão presas aos esqueletos por suas extremidades tendões (aspectocilindroide ou forma de fita) ou aponeuroses (aspecto laminar), muito resistentes e constituídos por tecido conjuntivo. Quanto a sua origem é a extremidade menos móvel e geralmente é a proximal onde se origina mais de um tendão, os músculos se originam por mais de um tendão, diz-se que apresentam mais de uma cabeça de origem. São então classificados como músculos bíceps, tríceps, quadríceps.
Suainserção é a extremidade mais móvel e geralmente é dita proximal, quando se inserem em mais de um tendão. Os músculos podem se inserir por mais de um tendão. Quando há dois tendões são bicaudados; três ou mais, policaudados (ex.: m. flexor longo dos dedos do pé).
A classificação dos músculos de vários ventres dependerá do ventre muscular, onde alguns músculos apresentam mais de um ventremuscular, com tendões intermediários situados entre eles. São digástricos quando apresentam dois ventres (ex: m. digástricos) e poligástricos quando apresentarem maior número de ventres (ex: reto do abdômen).
Músculos são estruturas que movem e estabilizam os seguimentos do corpo por encurtamento e aumento da distancia que existe entre suas extremidades fixadas, ou seja, por contração e relaxamento.Essas estruturas cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitir-lhes movimento. Este é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente é ou pode ser controlada pelo sistema nervoso. Os músculos são capazes de transformar energia química em energia mecânica. O músculo vivo possui a cor vermelha. Essa coloração denota a existênciade pigmentos e de grande quantidade de sangue nas fibras musculares, representando 40-50% do peso corporal total.
O músculo esquelético é composto por fibras musculares que são mantidas unidas por delgada bainha de membranas de tecido conjuntivo, chamadas fáscias. A fáscia que envolve o músculo todo é chamada epimísio. A fáscia também penetra no músculo, separando por fibras musculares em...
tracking img