Atividade colaborativa - diferenças entre presidencialismo e parlamentarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade Colaborativa 1.

Analisando a questão dos regimes presidencialismo e parlamentarismo, vejo que o parlamentarismo é a melhor forma de regime a ser empregado.
No sistema presidencialistao presidente é o chefe de Estado, e é ele que escolhe os chefes dos Ministérios. O presidente e os parlamentares são escolhidos por um período de tempo fixo e determinado, geralmente quatro ou cincoanos. Salvo exceções, eles têm seu mandato garantido durante esse prazo.
O sistema parlamentarista o poder Executivo e o Legislativo muito dependentes um do outro, o que faz com que os dois precisemsempre andar juntos para que o governo seja governável, pois existe sempre uma dependência grande do primeiro ministro com a maioria do congresso. Sendo que o congresso depende da opinião popular parapermanecer, tornando tudo mais flexível e fazendo com que os políticos andem na linha.
Por isso se diz que o parlamentarismo aproxima o povo do governo, porque o povo exerce muito mais influênciaporque a qualquer momento o congresso pode ser dissolvido.

Atividade Colaborativa 2

Atividade Colaborativa 3
No Brasil é utilizado o sistema de democracia, que é participativa, onde se têm ainiciativa popular, o referendo popular e o plebiscito.
É plebiscito quando a consulta à população ocorre antes que a lei seja sancionada pelo Poder Legislativo ou Executivo, cabendo aos eleitoresjulgar a continuidade ou não de determinado projeto. É referendo quando o projeto já foi aprovado, cabendo à sociedade aceitá-lo ou rejeitá-lo, neste caso o resultado da votação serve só para orientar adecisão dos governantes.
Para uma mudança no sistema de governo é feito um plebiscito, e a convocação é de competência exclusiva do congresso nacional, onde pelo menos um terço dos DeputadosFederais ou Senadores tem que se manifestar, e para se obter sucesso, a aprovação da proposta é manifestada (exteriorizada) por decreto legislativo que exige o voto favorável da maioria simples dos...
tracking img