Atividade colaborativa de autodesenvolvimento.docx

310 palavras 2 páginas
Atividade Colaborativa de Autodesenvolvimento
As Liberdades Públicas_ A Declaração de 1789

Concluímos que o congresso nacional quando envolve questões de ampla decisão tende a consultar a população, pois a mudança envolve grande impacto em suas vidas.
O governo federal por sua vez, amparados na constituição federal envolve a população através de um plebiscito para dar segmento ao projeto ou ideia, e uma vez aceito tem-se o inicio do referendo popular para dar ignição ao ato de mudança conforme projeto do governo e aceitação da população. Se fosse necessário o plebiscito para a mudança na forma de governo no Brasil que hoje exerce o Presidencialismo para o Parlamentarismo.A população votaria e escolheria o novo regime de governo, lembrando que as duas formas de governo são bem diferenciadas uma da outra. Parlamentarismo é um sistema de governo em que o poder legislativo (parlamento) oferece a sustentação política (apoio direito ou indireto) para o poder executivo. Logo, o poder executivo necessita do poder do parlamento para ser formado e também para governar. No parlamentarismo, o poder executivo é, geralmente, exercido por um primeiro-ministro (chanceler). A vantagem do sistema parlamentarista sobre o presidencialista é que o primeiro é mais flexível. Em caso de crise política, por exemplo, o primeiro-ministro pode ser trocado com rapidez e o parlamento pode ser destituído. No caso do presidencialismo, o presidente cumpre seu mandato até o fim, mesmo havendo crises políticas. O parlamentarismo pode se apresentar de duas formas Na República Parlamentarista, o chefe de estado (com poder de governar)) é um presidente eleito pelo povo e nomeado pelo parlamento, por tempo determinado. Nas monarquias parlamentaristas, o chefe de governo é o monarca (rei), que assume de forma hereditária.
A população conhecendo as dois regimes de governo escolheria através de um plebiscito com voto popular a melhor forma de governo para o

Relacionados