Atividade avalitiva 01

510 palavras 3 páginas
ATIVIDADE AVALIATIVA 01

No final do ano de 2010 a mídia bombardeou informações sobre o caso de fraude no Banco PanAmericano, conforme reportagens mencionadas a seguir:
 “Rombo no banco PanAmericano pode superar R$ 2,5 bilhões”
Matéria publicada no Jornal Folha de São Paulo em 15/11/2010.

 “Deloitte ‘maquiou’ rombo no banco PanAmericano”
Matéria publicada no Jornal Estadão em 17/11/2010.

 “PF abre inquérito para investigar irregularidades no Banco PanAmericano” Matéria publicada no Jornal Grande Bahia em 12/11/2010.

Sabe-se que em meio ao contexto de fraude, acusações sobre irregularidades no sistema de gestão do banco, desvios e não cumprimento de normas do Banco Central, o banco em questão correu alguns riscos.
Com base nas discussões sobre a disciplina Contabilidade das Instituições Financeiras, elabore um texto de no máximo 1 página contendo: i) Explicação do acontecimento; ii)Quais irregularidades ocorreram que corrompem as normas do Banco Central; iii) Avaliação sobre o papel do Banco Central no desenrolar desta situação; iv) Os riscos que o Banco PanAmericano correu em virtude deste problema.

A descoberta de uma fraude contábil bilionária levou o Grupo Silvio Santos a fazer um aporte de R$ 2,5 bilhões no Banco Panamericano, que tem como sócia minoritária a Caixa Econômica Federal. O dinheiro foi obtido por meio de um empréstimo ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC), criado em 1995 com objetivo de proteger os depósitos dos clientes do sistema financeiro no País. O rombo foi descoberto há cerca de um mês pelo Banco Central, que tinha passado despercebido pelos controles internos do Panamericano, seus auditores independentes e pelo pente-fino feito pela Caixa quando comprou uma participação de 49% do capital votante do banco, no fim de 2009. O patrimônio do empresário Silvio Santos foi colocado como garantia para o empréstimo concedido pelo FGC.
O BC descobriu que o Panamericano vendeu carteiras de crédito

Relacionados