Atividade avaliativa questionário

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade Avaliativa Questionário – Disciplina Psicologia da Educação

Questões Dissertativas

1. Wilhelm Wundt (1832-1926) é conhecido como o pai da psicologia moderna, segundo o que você vivenciou na teleaula que aborda o tema 1 do caderno de atividades, explique porque Wundt recebe essa denominação e também quais foram suas contribuições deste para o surgimento da psicologia científica..(0,2)

Resposta: Conhecido como pai da psicologia moderna devido a criação de significantes obras no campo da psicologia científica. Caracterizando o estudo da consciência, dos fatos conscientes.
Sua contribuição para o rumo da psicologia foi o primeiro laboratório de psicofisiologia,com o intuito de transformar a psicologia em ciência, em 1879 também criou o primeiro instituto experimentaldotado de laboratórios na universidade de Liapzing,

2. Na teoria behaviorista, a modelagem de comportamento ocorre baseada principalmente em reforços, demonstre os dois tipos de reforços (positivo e negativo) e como ocorre a modelagem de comportamento humano por meio destes. (0,2)

Resposta: No tipo de reforço positivo que são as “recompensas “ , é todo estímulo cuja apresentação após umaresposta, aumenta a probabilidade de sua ocorrência, isto é a força da contingência (conexão) resposta-estímulo.Ex: Quando atendemos aos desejos de uma criança que faz birra, estamos fortalecendo o seu comportamento de fazer birra.
Reforço negativo, são os “castigos”, refere-se a todo estímulo aversivo que, quando retirado, aumenta a probabilidade de ocorrência de uma certa resposta. Ex: Aretirada do estímulo aversivo (dor de cabeça) pelo uso de comprimidos aumenta o procedimento de tomar comprimidos.


3. Vygotsky se preocupou muito com a questão, clássica na Psicologia: qual a influência da aprendizagem no desenvolvimento mental da criança, responda então como o autor vê a relação entre aprendizagem e desenvolvimento. (0,2)
Resposta: Ele entende que o processo de ensinoaprendizagem inclui sempre aquele que aprende, aquele que ensina e a relação entre as pessoas. Tudo isso é fruto de uma grande influência das experiências de cada pessoa.O saber é construído socialmente.
A parte mais conhecida da extensa obra produzida por Vygotsky em seu curto tempo de vida converge para o tema da criação da cultura. Aos educadores interessa em particular os estudos sobredesenvolvimento intelectual. Vygotsky atribuía um papel preponderante às relações sociais nesse processo, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo. Surge da ênfase no social uma oposição teórica em relação ao biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980), que também se dedicou ao tema da evolução da capacidade de aquisição deconhecimento pelo ser humano e chegou a conclusões que atribuem bem mais importância aos processos internos do que aos interpessoais. Vygotsky, que, embora discordasse de Piaget, admirava seu trabalho, publicou críticas ao suíço em 1932. Piaget só tomaria contato com elas nos anos 1960 e lamentou não ter podido conhecer Vygotsky em vida. Muitos estudiosos acreditam que é possível conciliar as obras dosdois.

4. Conforme o que foi lido no PLT referente ao tema 4 responda Quais são os fatores que influenciam o desenvolvimento humano?

Resposta: Crescimento orgânico:refere-se ao aspecto físico.
Maturação neurofisiológica: é o que torna possível determinado padrão de comportamento.
Meio:conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo.

5. “Serum homem feminino
Não fere o meu lado masculino
Se Deus é menina e menino
Sou Masculino e Feminino...”
Conforme o trecho da música “Masculino e Feminino”, de autoria de Pepeu Gomes, discorra sobre as questões de gênero (feminino e masculino), e de sentir a emoção por homens e mulheres são entendidos em nossa cultura, em quais cenários desenvolvemos essas noções? Quem influencie a construção...
tracking img