Atividade avaliativa questionário economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso Administração Período Letivo 2011/2
Semestre 2º Sem Disciplina Economia
Nome Tutor Presencial Emanuel Domingues
Nome Professor EAD Ma. Renata Machado Garcia Dalpiaz
Nome Aluno(a) Vanessa do Espírito Santo RA 1102000086
Atividade Avaliativa Questionário
Questões Dissertativas
Questões Dissertativas
Questão 1 (0,1875) ( Tema 1)
Escassez significa o mesmo que pobreza? Justifiquesua resposta.
Não. A escassez significa a insuficiência de bens para satisfazer os desejos ilimitados das pessoas. Pobreza é a conseqüência da distribuição desigual, e um conceito classificado como falta do mínimo de recursos para satisfazer as necessidades humanas.
Questão 2. (0,1875) (Tema 2)
Segundo o pensamento keynesiano, a premissa fundamental para se compreender uma economiaencontrava-se na simples observação dos níveis de Consumo e investimento do governo, das empresas e dos próprios Consumidores. Partindo desse princípio, a doutrina keynesiana aponta que, no Momento em que as empresas tendem a investir menos se inicia todo um Processo de retração econômica que abre portas para o estabelecimento de uma Crise. Com base neste texto, responda:
O que o Estado deveria fazersegundo Keynes para se evitar uma crise?
O Estado precisa investir na economia e financiar seus empreendedores e produzir mais emprego e garantir a qualidade de vida de sua população, controlando as contas internas e externas, e assumir a maior parte da responsabilidade na organização dos investimentos, por meio de uma política de regulação que visasse minimizar sua instabilidade.
Keynes consideravaque o estado que toma para si a responsabilidade de regulamentar a vida e a saúde social, garante serviços públicos e proteção à população.
Questão 3.(0,1875) (Tema 3)
O governo intervém na formação de preços de mercado, quando fixa impostos,
Dá subsídios, estabelecem os critérios de reajuste do salário mínimo, fixa preços. Mínimos para produtos agrícolas decretam tabelamento ou, ainda, congelapreços e salários. Como podem ser divididos os impostos? Explique-os.
Imposto é Contribuição ou tributo exigido para assegurar o funcionamento do Estado e das coletividades, tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte. Os impostos podem ser divididos em impostos diretos e indiretos:
Aos impostos dividem se em:
Impostosindiretos: impostos incidentes sobre o consumo ou sobre as vendas; impostos sobre circulação de mercadoria e serviços (ICMS), Imposta sobre produtos industrializados (IPI);
Impostos diretos: impostos incidentes sobre a renda e o patrimônio. Exemplos: Impostos de Renda (IR) e Imposto Predial e territorial Urbano (IPTU);
Questão 4. (0,1875) (Tema 4)
Mostre as diferenças entre a visão econômica e acontábil financeira dos custos de produção.
Custos de Oportunidade e custos contábeis: enquanto a avaliação contábil financeira está nos custos contábeis, que são os custos históricos de quanto à empresa efetivamente pagou para a compra e/ou aluguel dos insumos, a análise econômica se calca nos custos de oportunidade, que são os custos implícitos na possibilidade de ganho nos demais setores pormeio da utilização dos recursos atualmente empregados na produção.
Externalidades: A análise econômica se preocupa com a existência de externalidades, que são custos e benefícios para a sociedade que são subprodutos da atividade produtiva da empresa para os quais não há compensação monetária. Custos versus despesas: Diferentemente da visão contábil-financeira, a teoria microeconômica não fazdistinção entre custos e despesas.
Questão 5. (0,1875) (Tema 5 )
Quais as estruturas do mercado de fatores de produção? Como elas se caracterizam?
As estruturas de mercado estão condicionadas por três variáveis principais: número de firmas produtoras no mercado, diferenciação do produto, existência de barreira à entrada de novas empresas e as características são: concorrência perfeita, monopólio,...
tracking img