Atividade avaliativa questionário – disciplina administração mercadológica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade Avaliativa Questionário – Disciplina Administração Mercadológica
Questões Dissertativas

Questão 1. (0,15) (Tema 2)
O marketing voltado para o valor consiste em focar estratégias de marketing na criação de produtos/serviços que apresentem um valor adicional para o cliente. Então uma empresa orientada para a criação de valor para o cliente deve seguir alguns princípios, quais sãoeles?

Principio do cliente: Coloca-se o cliente no centro das decisões empresariais e orienta as suas atividades a satisfazê-lo.
Principio do Concorrente: Afirma que as estratégias da concorrência possuem influência importante sobre os clientes.

Principio Proativo: Muda-se o ambiente para melhorar as chances de sucesso quando isso for apropriado, não ficando esperando que as mudançasaconteçam e apenas reagindo a elas.

Principio Funcional: Parte-se da idéia de que o setor de marketing deve se relacionar com outros setores funcionais da empresa (finanças, produção, recursos humanos e outros) e que todos esses setores devem funcionar bem para que as atividades de marketing sejam realizadas a contento.

Principio da Melhoria Continua: Destaca-se que o planejamento, a execução e ocontrole das atividades de marketing devem ser melhorados continuadamente.

Principio do Stakeholder: Destaca-se que mesmo no marketing voltado ao cliente, as organizações não podem ignorar as suas relações com seus stakeholders (grupos de interesse à organização, ou seja, qualquer pessoa ou entidade que afeta ou é afetada pelas ações da empresa.

Questão 2. (0,15) (Tema 3)
Leia o texto abaixo:Heineken tomou uma Kaiser antes
Com a compra da Femsa, grupo holandês assume o difícil desafio de recuperar marcas como Kaiser e Bavária no mercado brasileiro

Revista Istoé Dinheiro:
Fonte: acesso em 13.07.2011. Adriana Mattos

(...)

Analisando os conteúdos das aulas e com base no texto apresentado (HEINEKEN), responda a seguinte questão.
Qual a importância da classificação dosclientes para a FEMSA? No caso da cerveja Heineken, podemos afirmar que uma ação de marketing objetiva a criação dos “advogados da marca”? Justifique a sua resposta.

É importante classificar os clientes para facilitar o entendimento de como lidar com eles nas suas diferentes fases, pois os clientes são o foco de qualquer empresa, por isso é importante entendê-los para poder satisfazê-los;conseguindo satisfazer suas “necessidades” consegue-se fidelizá-los.
Uma ação de marketing objetiva sim a criação de “advogados da marca”, pois uma ação de marketing bem elaborada consegue conquistar o cliente, fazendo com que ele repita a compra, envolvendo-se emocionalmente com a marca e indicando o produto para outras pessoas.

Questão 3.(0,15) (Tema 4)
Desenvolva a interligação do ciclo de vida doproduto com componentes do mix de marketing:

Introdução: estabelece um mercado para o tipo de produto; persuadir adotantes iniciais a comprá-lo. Interliga-se ao Produto proporcionando alta qualidade, selecionando uma boa marca, obtendo proteção por patente ou marca registrada. Interliga-se a Distribuição com números limitados de canais. Interliga-se ao Preço que geralmente é alto, pararecuperar os custos de desenvolvimento, às vezes baixo para construir demanda rapidamente. Interliga-se a Promoção voltando aos adotantes iniciais, mensagens destinadas a instruir sobre tipo de produto, incentivos como amostra e cupons de desconto para induzir a experimentação.

Crescimento: Aumenta as vendas e participação de mercado, desenvolve preferência pela marca. Interliga-se ao Produtoproporcionando alta qualidade, acrescentando serviços para aumentar valor. Interliga-se a Distribuição com numero maior de canais para atender à demanda. Interliga-se ao Preço que é um pouco alto por causa da alta demanda. Interliga-se a Promoção voltando para públicos mais amplos, mensagens centram-se nos benefícios da marca, para produtos de consumo, ênfase em propaganda.

Maturidade: Defende a...
tracking img