Atividade avaliativa - pantagruel de rabelais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade Avaliativa

Na obra estudada percebe-se o modo como Rabelais utiliza-se do cômico para tecer críticas à sociedade de sua época. Ele subverte as hierarquias de poder, mostrando a figura dePanurge, que era um rei, de maneira satirizada.
No decorrer da obra, percebe-se que o ambiente é de dúvida. Panurge quer ensandecidamente ser convencido de que não irá ser traído, porém ele nãoconsegue sanar essa dúvida. A grande maestria de Rabelais é que Panurge é um indivíduo arrasado pela dúvida, no entanto ele torna-se obcecado por ela. Ele vai ao encontro do Oráculo, e sempre interpretaos presságios de maneira otimista. É a busca pelo autoengano.
O espaço na obra não ganha muita ênfase. São poucos os deslocamentos dos personagens e em curtas distâncias. Os acontecimentos ocorrem numespaço relativamente curto, eles não precisam viajar por dias para visitarem o Oráculo, por exemplo. O que é importante são as ideologias, o mundo psicológico dos personagens.
Na construçãocronotópica de Rabelais, a noção de tempo é uma noção cíclica da vida natural. O tempo não é computado de forma que seja perceptível a duração de uma ação ou de sucessões de acontecimentos dentro da obra.Como foi dito anteriormente, Panurge é movido pela dúvida. Ele procura ser convencido de que não irá ser traído, porém a dúvida nunca o deixa. Esse desejo pelo autoengano obviamente não elimina ádúvida, ela sempre volta, fazendo com que ele se auto repita. Nesse clima de dúvida, entra Pantagruel que aparece como o “senhor da razão” e diante das evidências encontradas ao longo do enredo, age como umobservador neutro. Pantagruel não desperdiça seu tempo tentando convencer Panurge de algum tipo de verdade. É um típico personagem cartesiano de Rabelais.
Rabelais descreve o universo mental de seuspersonagens. Penetra no íntimo deles, explorando de forma cômica seus conflitos internos, no caso de Panurge, a dúvida.
Rabelais pega a máxima pretensão do saber de sua época, trazendo essa...
tracking img