Atividade avaliativa de direito e legislação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Atividades Avaliativas de Direito e Legislação

Questão 10 – Tema 1 – Em linhas gerais, qual a função do Direito na sociedadecontemporânea?

R= O Direito tem a função de resguardar, defender amparar e proteger o indivíduo em todos os momentos.
Direito e sociedade se pressupõem. Onde existe sociedade, existe o Direito.
Asociedade atual enfrenta uma certa inversão de valores, o que parece certo, muitas vezes não é assim entendido, o direito é fundamental na vida quotidiana, uma vez que é ele o responsável peladistinção entre atitudes possíveis, separando as justas das injustas. O homem sabe bem o que é correto ou não, visto que, ele tem discernimento, mas o que prejudica é a falta de caráter , a vontade deobter vantagens em cima dos outros, isso é o que atrapalha a boa convivência social.
O juízo moral pressupõe um ponto de vista voltado para o interior. A Moral impõe ao sujeito uma escolha entre asações que pode praticar, mas diz respeito apenas ao próprio sujeito. No caso do individuo que vive em sociedade, o Direito leva a confronto vários atos diversos de vários sujeitos. A Moral é unilateral e oDireito é bilateral.A Moral indica um dever, mas não impõe regras, não há imperatividade de uma ordem superior, que lhe impõe repressão.
O descumprimento da regra de direito implica sanção erepressão externa e objetiva. Para o Direito, no campo por ele regido, o comportamento do sujeito é sempre levado em consideração tendo em vista o comportamento de outrem. De um lado, empoe-se umaobrigação, de outro, atribui-se uma faculdade ou pretensão.
As regras da moral vivem principalmente na consciência individual, de maneira difusa, enquanto as regras de Direito são formuladas em códigos e leis.Questão 9 – Tema 3 – No estudo de Direito das coisas, pode-se afirmar que o penhor é sinônimo de hipoteca? Justifique.

R= Tanto o penhor quanto a hipoteca são direitos reais de garantia...
tracking img