Atividade Avaliativa A1 APSF

1280 palavras 6 páginas
INTITUIÇÃO SALESIANA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

MIRCA CÁCERES PEDROSO

PÓS - GRADUAÇÃO EM SAÚDE MENTAL

Atividade Avaliativa – A1_APSF.

17 de Abril de 2015
Votorantim/SP
Texto Reflexivo
Sobrecarga Familiar no Cuidado à Saúde de Pacientes Egressos de Internação Psiquiátrica
O artigo de Lucilene Cardoso; Aparecida Frari; Mariana Veronese Vieira, em questão, teve como objetivo arrolar e apresentar o impacto da sobrecarga na vida do familiar/cuidador que cuida de um membro da sua família com transtorno mental. Ora já estudado faz-se necessário tal relembrar o pivô do acontecimento - Os doentes mentais foram enclausurados nos manicômios durante muitos anos, sendo a família excluída do seu convívio e cuidado. Com a desinstitucionalização vigente no Brasil através da Lei da Reforma Psiquiátrica, a responsabilidade pelo cuidado dos sujeitos com transtorno mental grave voltou a ser da família, cabendo aos serviços substitutivos à promoção do atendimento integrado aos familiares e usuários. A partir daí surge o termo sobrecarga, apontada por diversos autores como uma das consequências da desinstitucionalização e da convivência da família com um familiar com transtorno mental. Com as inovações geradas pela mudança de paradigmas na assistência psiquiátrica trouxeram às famílias papel fundamental na manutenção do cuidado aos portadores de transtornos mentais.
No âmbito familiar repercutem diretamente sobre as relações que ele desenvolverá com o portador de transtorno mental, essas dificuldades acabam demandando maior envolvimento e investimento emocional por parte do familiar. O medo e a insegurança sentidos pelos familiares podem gerar condutas de vigilância, de isolamento no espaço doméstico, e até mesmo a chegar a casos de internação psiquiátrica, o que compromete a autonomia dos portadores de transtorno mental.
Tornou-se evidente na pesquisa que, os familiares aparecem como os principais encaminhadores para internações psiquiátricas (54,0%) um índice alto. O não

Relacionados