Atividade_aula01_Douglas_tatsch

874 palavras 4 páginas
1- Pesquise na Web e obtenha as principais características de cada tipo de codificador de fonte: voz, imagens, vídeo e dados.
Voz:
G.729 ITU-T
Sua característica principal é um sinal de voz com alta qualidade em 8 kbit/s, para ser usado em primeiro lugar em aplicações de comunicação sem fio e em segundo lugar por redes cabeadas que necessitem de uma compressão da banda usada pelo sinal codificado , tais como circuitos transoceânicos.
Imagens:
JPEG 2000
· Desempenho superior em baixo débito binário: em elevados débitos binários a norma
JPEG2000 consegue, em média, taxas de compressão superiores em 20 % em comparação com a norma JPEG (1192).
· Compressão de imagens com diferentes níveis de precisão e componentes: a norma
JPEG2000 permite a compressão de imagens binárias, níveis de cinzentos, policromáticas
(RGB) e multi-espectrais (até a um máximo de 216 componentes) e com precisão de pixel variável (até 16 bits por componente).
· Transmissão progressiva por “resolução espacial” ou “qualidade visual”: o JPEG2000 disponibiliza dois modos de transmissão progressiva: “qualidade visual” e “resolução espacial”.
No modo “qualidade visual”, a resolução da imagem é fixa e à medida que são recebidos mais bits aumenta a qualidade da imagem descodificada. No modo “resolução espacial”, a resolução da imagem descodificada aumenta à medida que é recebida mais informação do canal. · Compressão com perdas (lossy) e sem perdas (lossless): ambos os modos de compressão
(com e sem perdas) são suportados a partir de uma arquitetura única
· Acesso aleatório ao codestream para processamento: o JPEG2000 suporta mecanismos para acesso aleatório a zonas de interesse na imagem com diferentes níveis de granularidade e qualidade visual (a qualidade da imagem descodificada pode ser ajustada a cada região de interesse). · Robustez a erros de bit: o objetivo é conseguido através de: inclusão de marcas de sincronização na imagem codificada, codificação dos dados em

Relacionados