Atividade aquatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NOME: Ellen Meireles










Atividades Aquáticas


CENTRO UNIVERSITARIO CLARETIANO

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA

DISCIPLINA: atividades aquáticas

PROFESSOR: Silas Chinarelli Teixeira

COLEGIO - DOM CABRAL - BELO HORIZONTE









1 – Destaque aspectos essenciais de cada uma dessas modalidades e indique uma forma em que poderiam ser desenvolvidas emuma aula.

A) Natação – As competições são efetuadas em piscinas com oito raias de 50 metros são feitas provas de revezamento e individuais nos nados: peito, livres, costas, medley e borboletas com distancia entre 50 e 1500 metros.




- Nado Livre: é permitida qualquer combinação de braçadas, com exceções dos revezamentos medley ou medley individual, nos quais o nado livre édefinido como qualquer estilo que não seja o nado costas, borboletas ou peito


- Nado medley – individual é realizado com a seguinte ordem: costa, peito e livre. Porém na mudança de um nado para outro algumas regras devem ser respeitadas.


Canoagem – A canoagem consiste na disputa de dois tipos de barco: canoa e caiaque, em ambientes diferentes: águas calmas para a modalidade develocidade e turbulenta para o slalom.


–Canoas é barco guiado por competidores apoiado em um joelho com remos que tem lâminas em um lado


– Caiaque é barco fechado por competidores sentados com remos de lâminas nas duas pontas


Maratona Aquatica: é constituída por competições de natação de longa distancia, que se realizam em oceanos, rios, lagos artificiais, com 5ou 10 quilômetros de extensão. As provas são executadas em estilo livre e devem começar e terminar dentro da água.


4 – Pentatlo Moderno : São realizadas 5 provas : natação, corrida, tipo esgrima e hipismo. Ao longo do dia, nas provas de natação, tiro , esgrima e hipismo, os atletas somam pontos de acordo com o desempenho.


5 – Polo Aquatico: São 2 equipes com 7 jogadores ,sendo 1 goleiro, se enfrentam em uma piscina por 4 tempos de 7 minutos e disputam a posse da bola visando ao gol adversário. No pólo aquático não é permitido tocar aos pés no chão ou a mão na bosda da piscina.


6- Remos: Os barcos são divididos por duas raias e competem lado a lado em águas calmas para ver quem é o mais rápido. Atualmente a distancia oficial do percurso, em linha reta,para jogos olímpicos é de 2 mil metros. As embarcações com ou sem timoneiro que é o integrante que não rema e é responsável por orientar e incentivar os remadores e não entram na conta dos componentes.


7- Triatlo – São três provas diferentes esportes são disputados consecutivamente : natação, ciclismo e corrida.No triatlo olímpico, o atleta nada 1500 metros, pedala 40 km e corre 10 km.8- Vela – os atletas utilizam embarcações a vela e não podem queimar a largada ou atrapalhar a navegação de um concorrente sob risco de punição as competições acontem em raias delimitadas por bóias e tem dois formato básicos :no primeiro, os competidores competem todos contra todos e no segundo dois barcos competem por vez .


9 – Esqui Aquatico : o atleta possui um ou doisesquis presos aos seus pés e é puxado por meio de cabos, por uma embarcação. As modalidades competitivas do esqui aquático são: slalom, salto de rampa e truques.


10 – Surf – existem duas modalidades que variam de acordo com a prancha utilizada pelo atleta. A prancha maior e mais larga proporciona ao atleta manobras mais artística em ondas menores e mais lentas. A prancha menor proporcionamanobras mais rápidas e veloses.


11 – Body Board – é parecido com surf, porem o atleta fica deitado em decúbito ventral sobre a prancha é considerado mais fácil que o surf no entanto também apresenta manobras difíceis de serem realizada.


12 – Kite Surf – o atleta realiza manobras com uma prancha presa aos pés e se desloca com o auxilio de cordas atadas em uma grande pipa....
tracking img