Atividade Anatomina

1019 palavras 5 páginas
1-Explicar a mecânica respiratória, dando ênfase na importância das pleuras.
Processo extremamente importante para TODO funcionamento de nosso organismo, a respiração. A vida simplesmente se acaba em poucos minutos quando esta mecânica respiratória deixa de acontecer corretamente ou por um fator externo que pode ser a falta de oxigênio ou um fator interno com o comprometimento de alguma função interna no sistema.
Toda mecânica respiratória é baseada na troca de gases do meio externo com o meio interno. Todo este processo passa por etapas, todas elas com funções especificas e bem estruturadas em nosso organismo.
Esta mecânica acontece em dois ciclos, a INSPIRAÇÃO que é quando os gases presentes na atmosfera entram em nosso organismo, e a EXPIRAÇÃO que é quando os gases são devolvidos a atmosfera.
Muitos músculos e elementos são responsáveis por toda esta mecânica, todos assumindo papeis importantes para oxigenação do organismo.
Realizando uma breve descrição de como ocorre estra troca através desta mecânica podemos citar o seguinte caminho:
Através da INSPIRAÇÃO os gases entram no organismo através das cavidades nasais, onde passam pelo processo de umidificação, aquecimento e filtragem, logo através dos canais de “transporte” a Faringe e a Laringe, este responsável para que o que não seja AR entre na traqueia, já a traqueia por sua vez tem a função de levar o AR até os Brônquios, e este AR chegará aos Pulmões, onde acontece a “mágica” da troca gasosa. Explorando um pouco a mais este momento em que o ar chega aos pulmões, toda uma mecânica é executada para funções, uma contração muscular do diafragma e dos músculos intercostais acontece, o diafragma se abaixa elevando as costelas, assim aumentando a caixa torácica, forçando o ar a entrar nos pulmões. Os pulmões são revestidos por um saco duplo chamado de pleura que reveste também toda cavidade torácica, sendo a pleura visceral ou pulmonar e a pleura parietal, entre elas existe a
cavidade

Relacionados

  • tecnico em banco de sangue
    1749 palavras | 7 páginas
  • Neuroanatomia
    3099 palavras | 13 páginas
  • Cezar Bitencourt Advogados Associados
    5060 palavras | 21 páginas