Atividade 1 - teoria geral de administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade 1 - Teoria Geral de Administração

Trinta e três séculos já se passaram desde aquela tarde na colina do deserto. Muitos executivos ainda não sabem, não conseguem ou não querem delegar.Por quê?

Acompanhando a situação atual, principalmente nos meios em que estou envolvido, hoje sou gestor de uma equipe de 80 profissionais que trabalham com Educação a Distância, já pude perceber ostrês perfis citados na pergunta.
Vemos muitos casos em que os executivos não querem delegar, isto em virtude de não confiar em seus comandados, levando em consideração que ele é o detentor de todoconhecimento, porém mal sabe ele que há em seu quadro de colaboradores, um grande número de profissionais qualificados e que podem dar uma contribuição imensa e que estão subutilizados, gerandoinclusive uma insatisfação dos mesmos, pois não veem perspectiva de crescimento em suas organizações. Este tipo de atitude faz com que o processo de gestão seja falho, pois não há a possibilidade do líder daratenção a todos e consequentemente os objetivos do trabalho não são alcançados como deveriam.
Já me deparei com situações também onde o executivo tenta a todo modo delegar, porém não conseguetransformar o tácito em explícito, ou seja, não consegue transmitir à equipe escolhida para gerência, supervisão ou coordenação o que realmente deseja. Isto faz com que o trabalho destes seus subordinadosdiretos não gere resultados satisfatórios e leve este executivo à conclusão de que delegar não é a melhor saída e volta-se a fazer o trabalho operacional, incorrendo assim no mesmo erro relatado noparágrafo anterior.
E por fim, conheço situações também em que os executivos querem, a todo custo, delegar, porém não sabe como fazer. Escolher os seus “braços direito” e passar para eles o que deseja,não é uma tarefa fácil para alguns executivos. Eles até confiam e desejam generalizar o “poder”, mas não sabem sequem por onde começar. Muito destes, vem da área técnica e pensam muito em resultado,...
tracking img